O canal de notícias da Webmotors

Marcas que já pertenceram a mais de uma empresa

Alguns fabricantes passaram por várias mãos em suas ricas histórias; veja a trajetória da Jeep e outras quatro empresas

por Marcus Celestino

As montadoras nascem, em sua maioria, independentes. Seus donos nutrem expectativas de permanecer na indústria. No entanto, nem sempre as coisas saem conforme o planejado, e essas marcas são adquiridas por concorrentes.
Confira as ofertas de carros 0 km, seminovos e usados da Webmotors!
Algumas dessas empresas mudam de mãos até mesmo mais de uma vez. Listamos cinco destes exemplos, de marcas que já pertenceram a mais de uma empresa e ainda estão por aqui, dando o ar da graça e até fazem sucesso.

Marcas que já mudaram de dono mais de uma vez

Volvo Cars

A marca sueca, que recentemente deixou de importar para o Brasil carros puramente à combustão, foi fundada em 1927 por Gustav Larsson. Nasceu como subsidiária da AB SKF, referência na fabricação de rolamentos.

No fim da década de 1990, a Volvo acabou absorvida pela Ford. A marca ficou nas mãos da gigante norte-americana até 2010, quando foi vendida para os chineses da Geely.
Veja ofertas de Volvo 0 km, seminovos e usados no estoque da Webmotors!

Chrysler

Uma das grandes produtoras de automóveis dos Estados Unidos, a Chrysler nasceu em 1925. Walter Chrysler a fundou com base nos restos da Maxwell Motor Company.
Em 1998, após anos difíceis, a Chrysler foi adquirida pela Daimler AG (à época Daimler-Benz). Em 2007, a Chrysler voltou a operar com alguma independência. Isso até 2014, quando se tornou subsidiária da Fiat. Deste casamento nasceu a FCA (Fiat Chrysler Automobiles).
Hoje, a Chrysler faz parte do grupo Stellantis, empresa que nasceu este ano com a fusão dos grupos FCA e o Groupe PSA (Peugeot Citroën).

Jaguar

A Jaguar, que recentemente anunciou que busca parceiros para desenvolver nova plataforma de veículos elétricos, é mais uma das marcas que já pertenceram a mais de uma empresa. Fundada em 1922, adotou seu atual nome em meados da década de 1940.

Em 1966, a marca passou por processo de fusão com a British Motor Company. Depois, em 1968, as duas se uniram à Leyland, e formaram a British Leyland. Em 1984, houve desmembramento da companhia e as ações da Jaguar foram para a Bolsa de Londres.
Tem Jaguar no estoque da Webmotors. Dá uma olhada!
Em 1990, a marca foi adquirida pela Ford. No entanto, em 2008, a empresa vendeu a Jaguar para a indiana Tata Motors. Em 2013, a Tata uniu as operações de Jaguar e Land Rover, e formou a Jaguar Land Rover.

Land Rover

A Land Rover também passou por algumas mãos durante sua rica história. Entre 1978 e 1994 a empresa foi da British Leyland. No entanto, entre 1986 e 1994 operou com mais independência na Rover Group, mas ainda sob o guarda-chuva da BL.

A BMW comprou a Rover Group em 1994. Com ela, claro, veio a Land Rover. Os alemães, contudo, se desfizeram da marca em 2001, quando a venderam para a Ford.
Confira os Land Rover anunciados na Webmotors!
Em 2008, a Tata Motors adquiriu a Land Rover. Como já falamos anteriormente, a Tata uniu as operações de Land Rover e Jaguar em 2013, e formou a Jaguar Land Rover, que no início deste ano anunciou a realização de pesquisas de materiais mais leves para a construção de seus modelos.

Jeep

A Willys-Overland se uniu à Kaiser Motors em 1953. Uma década depois, a empresa passou a se chamar Kaiser-Jeep.
Em 1970, a American Motors Corporation comprou as operações da Jeep, que davam prejuízo à Kaiser. Em 1979, a Renault passou a ter controle sobre a American Motors e, por conseguinte, sobre a Jeep.

Em 1987, a American Motors foi adquirida pela Chrysler, que absorveu a Jeep. Hoje, tal qual a Chrysler, a Jeep, líder do segmento de SUVs no Brasil com o Renegade e o renovado Compass, faz parte do grupo Stellantis.
Quer um Jeep? Veja as ofertas que temos para você!

Comentários

Carregar mais