Mercado brasileiro já tem seus campeões de venda

Único segmento indefinido é o de utilitários compactos: Hyundai Creta e Honda HR-V disputam carro a carro

  1. Home
  2. Notícias
  3. Mercado brasileiro já tem seus campeões de venda
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Ter o carro mais vendido do Brasil ou o do segmento é um título que toda fabricante quer. Ela pode gerar ações de marketing ou também serve para dar aquela cutucada na marca rival. Mesmo faltando alguns dias para o encerramento do ano – e consequentemente para o fechamento dos números de emplacamentos – já podemos cravar aqui alguns campeões de venda no mercado brasileiro. O primeiro deles é o Chevrolet Onix, que pelo 4º ano consecutivo será o modelo mais vendido do Brasil. Em 2018, o hatch compacto deve fechar o ano com mais de 200 mil unidades.

O número é representativo: o dobro de exemplares do segundo colocado. O vice-campeonato, inclusive, está aberto. Leve vantagem para o Hyundai HB20, que até aqui tem uma vantagem de quase 1.800 carros sobre o Ford Ka – 96.511 contra 94.752. A Chevrolet ainda vai levar outra categoria: sedã compactos. Seu representante, Prisma, já vendeu 64.993 unidades – quantidade bem maior que os 35.467 Ford Ka Sedan emplacados. Com média de 3.223 carros/mês, será complicado para o Ford reagir no último mês.

icon photo
Legenda: Toyota Corolla: mais que o dobro de emplacamento que o rival Honda Civic
Crédito: Fábio Aro/WM1

Nos sedã, digamos, maiores, a Volkswagen vai levar com o Virtus. O três volumes foi bem aceito no mercado brasileiro e vai fechar 2018 à frente dos rivais Chevrolet Cobalt, Honda City e Toyota Yaris Sedan. A linha recentemente ganhou novidades com versão para PcD, 1.6 automática, Beats e em breve virá a esportiva GTS.

Entre os hatches médios, segmento que vai perdendo muitos adeptos em prol dos SUVs, o a Chevrolet volta a liderar com o Cruze Sport6. Ford Focus, que será descontinuado em breve, e Volkswagen Golf (que deve ganhar ter sua oitava geração apresentada em 2019) ainda brigam pelo segundo lugar. "Sozinha" na categoria, a Spin garante mais um título para a GM entre as minivans.

Ainda entre os médios, mas agora com três volumes, o Corolla reina absoluto mais uma vez. O sedã da Toyota nada de braçadas e vai emplacar mais que duas vezes o segundo colocado, o eterno rival e compatriota Honda Civic. Até o final de novembro, são 53.880 unidades contra R$ 23.968. O Toyota, inclusive, muda de geração em 2019.

SUVs COMPACTOS E JEEP COMPASS

O segmento mais bombado no Brasil é a única "incógnita". HR-V e Creta disputam carro a carro o posto de mais vendido. O Honda liderou praticamente o ano inteiro, mas o Hyundai buscou e agora aparece na frente com os números preliminares da 1ª quinzena de dezembro – no total o Creta lidera por 46.784 a 45.040. Ficou difícil para o HR-V... Vale mencionar ainda o Jeep Compass, líder entre os SUVs de quaisquer tamanhos com mais de 55 mil emplacamentos.

icon photo
Legenda: Com as parciais de dezembro, o Creta tem tudo para fechar o ano como SUV compacto mais vendido
Crédito: Divulgação

PICAPES MÉDIAS E FIAT TORO

A Fiat Strada vai continuar seu reinado entre as picapes compactas. Com mais de 61 mil unidades vendidas em 2018, o modelo deixa para trás a VW Saveiro, que tem quase 42 mil no acumulado do ano. Entre as médias, a disputa é mais próxima, porém a Hilux pode comemorar porque fechará o ano na primeira colocação à frente da S10. A Toyota já registrou 34.749 unidades contra 28.713 da Chevrolet. Com média de 2.610 emplacamentos mensais, a S10 não vai alcançar a Hilux. A menção honrosa aqui é para a Fiat Toro, picape mais vendida com 52.615 veículos.

icon photo
Legenda: A picape da Toyota ganhou fôlego esse ano com o facelift
Crédito: Divulgação

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors