Veja 5 dicas para preservar o motor turbo

Com o aumento da popularidade desses propulsores, alguns cuidados podem evitar despesas futuras com o sistema

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Redação WM1
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Os motores com turbo já são realidade. Antes exclusivos de carros preparados, hoje esses propulsores têm papel importante na eficiência energética. Eles estão espalhados por todos os tipos de segmento, desde os subcompactos até os enormes SUVs. Levando isso em consideração, veja cinco dias que podem ajudar a aumentar a vida útil desses motores e, consequentemente, evitar despesas no futuro.

USAR GASOLINA PREMIUM

Os motores turboalimentados lidam com altas compressões. Por conta disso, é de suma importância que se use uma gasolina de boa octanagem, no mínimo aditivada. Se você não usar esse combustível, além do desempenho ser prejudicado, é bem possível que o carro fique mais beberrão. É verdade que gasolina aditivada custa mais caro, mas a longo prazo, essa pequena diferença pode evitar gastos ainda maiores.

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Legenda: Motor turbo da Cadillac
Crédito: Divulgação

DEIXE O MOTOR ESFRIAR ANTES DE DESLIGÁ-LO

Depois de um longo percurso usando o motor, o óleo que lubrifica a turbina aquece. Caso o motor seja desligado repentinamente, esse óleo seca rapidamente e gruda nas paredes da turbina. Após uma viagem, deixe o resfriamento do propulsor ser progressivo. Antes de desligar o motor deixe-o ligado por cerca de 5 minutos em marcha lenta para que o resfriamento seja progressivo e não afete os componentes.

UTILIZE AS FAIXAS MÉDIAS DE ROTAÇÃO DO MOTOR

Os motores turbo atuais, apesar do bom desempenho, foram pensados para economia. Levando isso em consideração, para obter um melhor consumo e evitar o desgaste excessivo do conjunto, utilize as rotações médias para trocar de marcha. Cada motor tem um turbo e cada turbo entra em determinada rotação, geralmente definido pela fabricante. É nesse momento que o motorista sente o corpo colando no banco e o carro ganha desempenho. Utilize as instruções do computador de bordo para trocar a marcha no momento correto (geralmente aos 3.000 rpm) e economizar combustível.

QUANDO ESTIVER FRIO, ESPERE ALGUNS MINUTOS ANTES DE RODAR

Sim, isso não é coisa de carro antigo e carburado. Em locais mais frios, é recomendado esperar alguns minutos para o motor esquentar e, consequentemente, o óleo que lubrifica a turbina possa fazer o seu trabalho corretamente sem prejudicar o funcionamento da peça. Quatro ou cinco minutos já são suficientes para rodar tranquilo e não ter prejuízo no futuro.

VERIFIQUE O NÍVEL DE ÓLEO CONSTANTEMENTE

Carros com motor turbo precisam ter bastante cuidado com o óleo. Verifique periodicamente o nível do lubrificante, sempre com o carro frio, antes de sair. Caso o nível esteja abaixo do recomendado, não se arrisque. Complete o nível com o mesmo óleo especificado no manual do carro e leve a oficina mais próxima.

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