Nissan Kait e Honda WR-V acabam de estrear no mercado brasileiro de olho no mesmo cliente: aquele que faz questão de um SUV com bom espaço interno e porta-malas generoso, e que não liga a mínima para um motor turbo, privilegiando o conforto de um propulsor aspirado. Caso se encaixe neste perfil, essa reportagem é pra você!
O espaço interno é, sem dúvida, o trunfo tanto de Kait como de WR-V. O Nissan chega com 4,30 metros de comprimento, sendo 2,61 metros de distância entre os eixos, 1,76 metro de largura e 1,61 metro de altura. O Honda tem medidas próximas, porém mais generosas, com 4,32 metros de comprimento, 2,65 metros de entre-eixos, 1,77 metro de largura e 1,69 metro de altura.
Comparados com seus rivais diretos, o Renault Kardian é o que mais se aproxima, com 4,11 metros de comprimento, 2,61 metros de distância entre os eixos, 1,75 metro de largura e 1,59 metro de altura.
Volkswagen Tera (4,15 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,77 metro de largura e 1,50 metro de altura) e Fiat Pulse (4,09 metros de comprimento, 2,53 metros de entre-eixos, 1,77 metro de largura e 1,55 metro de altura) acabam ficando mais distantes de Kait 2026 e WR-V 2026 no quesito espaço interno.
Outro ponto que quem compra carro por medidas vai gostar no Kait e no WR-V é a capacidade do porta-malas. Enquanto o Nissan leva até 432 litros, o Honda bate nos 458 litros.
Com relação aos adversários, a vantagem continua: Tera (350 litros), Pulse (370 litros) e Kardian (410 litros).
Também diante de veículos de segmentos superiores, Nissan Kait e Honda WR-V levam vantagem. O Volkswagen T-Cross, SUV mais vendido do Brasil em 2024 e em 2025, tem porta-malas com capacidade para 373 litros. Já o Hyundai Creta, carro de passeio mais vendido no varejo em 2023, 2024 e que tem tudo para ser novamente em 2025, leva até 433 litros (1 litro a mais que o Kait).
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Enquanto Volkswagen, Fiat e Renault apostam nos motores turbo de três cilindros para Tera, Pulse e Kardian, respectivamente, Nissan e Honda mantêm todas as fichas nos blocos aspirados de quatro cilindros.
Conversando com pessoas ligadas às marcas de origem japonesa, a justificativa é que ainda existem muitos consumidores que preferem a suavidade e conforto do motor aspirado ao torque máximo em baixas rotações dos propulsores turbo.
No caso do Kait, o motor é o conhecido 1.6 16V flex de até 113 cv de potência máxima (etanol/gasolina) a 5.600 rpm e torque de 15,2 kgfm (etanol)/14,9 kgfm (gasolina) a 4.000 rpm. Já o WR-V tem um motor 1.5 16V flex de 126 cv de potência máxima (etanol/gasolina) a 6.200 rpm e torque de 15,8 kgfm (etanol)/15,5 kgfm (gasolina) a 4.600 rpm. Nos dois casos, o câmbio é o mesmo: automático do tipo CVT (continuamente variável), que simula sete marchas.
Versões e preços - Nissan Kait
Versões e Preços - Honda WR-V
Ficha Técnica - Nissan Kait
Ficha Técnica - Honda WR-V
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