5 picapes que arrebentaram no Salão do Automóvel

Listamos 5 picapes inéditas que chamaram a atenção no Salão de São Paulo e antecipam a nova fase do segmento no mercado

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 5 picapes que arrebentaram no Salão do Automóvel
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Salão do Automóvel de São Paulo 2025 confirma o papel central que as picapes desempenham no mercado brasileiro e reúne estreias que vão de conceitos a configurações importantes reveladas pela primeira vez.

Entre lançamentos globais, estudos de engenharia e modelos já prontos para serem vendidos, cinco picapes inéditas dominaram o interesse do público: Renault Niagara, Caoa Chery Himla, Kia Tasman, RAM Dakota e Mitsubishi Triton Savana.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

5 picapes que arrebentaram no Salão de São Paulo

Cada uma representa uma estratégia distinta dentro do segmento, e juntas ajudam a desenhar o futuro próximo do consumidor que busca robustez, tecnologia e maior diversidade de opções.

1. Caoa Chery Himla

Caoa Chery Himla está no Salão do Automóvel de São Paulo, e está cotada para ser vendida no Brasil
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors/WM1
toggle button

A primeira da nossa lista é a Caoa Chery Himla, que foi revelada como um dos maiores projetos da marca para o Brasil para os próximos anos.

A picape foi exibida já em sua versão final de produção. Se confirmada, deverá ser feita em Anápolis (GO) e marcará a entrada da fabricante no segmento de picapes médias, hoje dominado por Toyota Hilux, Ford Ranger e cia.

A Himla combina porte robusto, plataforma moderna e a possibilidade de ter versões a combustão e híbrida plug-in para quem busca eficiência energética com desempenho.

2. Renault Niagara

Entre as picapes que mais se destacam no salão está a Renault Niagara
Crédito: Evandro Enoshita/WM1
toggle button

A Renault Niagara por enquanto ainda é um conceito. Mas, ao mesmo tempo, é uma das revelações mais comentadas do Salão de São Paulo 2025, o que reforça a nova fase da marca no país e antecipa sua estratégia global de eletrificação acessível.

Exibida como protótipo, a picape adota o visual da futura família de compactos e médios da Renault. Tem linhas angulares, altura expressiva e assinatura luminosa em forma de bumerangue.

A Niagara deverá usar um conjunto híbrido com motor a combustão e propulsão elétrica. Embora ainda sem detalhes técnicos finais, indica a intenção da Renault de disputar espaço no segmento das picapes intermediárias, de Ford Maverick e Ram Rampage — e que há anos é liderado pela Fiat Toro.

Aproveite também

    3. Kia Tasman

     Picape Kia Tasman foi apresentada e é cotada para chegar ao Brasil ainda em 2026
    Kia Tasman 9155
    Legenda: Picape Kia Tasman foi apresentada e é cotada para chegar ao Brasil ainda em 2026
    Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors/WM1
    toggle button

    Outra estrela do evento foi a Kia Tasman, a primeira picape da marca. Embora a venda do modelo no mercado brasileiro ainda não tenha sido confirmada oficialmente, a picape tem exposição de destaque no estande da Kia e reforça o interesse da marca em ingressar em segmentos que antes não explorava na América Latina.

    A picape tem porte médio, estrutura de carroceria sobre chassi e visual robusto, que segue a nova identidade "Opposites United' da empresa.

    No evento, a Kia adiantou que a Tasman deverá ser movida por um motor 2.2 turbodiesel de até 210 cv de potência, com câmbio automático e sistema de tração 4x4.

    4. Ram Dakota

    A Ram, por sua vez, aproveita o salão para estrear oficialmente a nova geração da Dakota, nome tradicional da marca que retorna ao catálogo para atrair o público que busca uma picape versátil, moderna e com desempenho forçudo.

    A Dakota exibida no Salão usa o mesmo motor das "primas" Toro e Titano - um 2.2 turbodiesel com câmbio automático, tração 4×4 e seletor de modos de condução.

    Além disso, vale dizer, a presença da Dakota no Salão reforça a estratégia da Stellantis de buscar maior participação entre as médias, posicionando a Dakota como um produto mais acessível que as linhas 1500, 2500 e 3500, mas sem perder a "assinatura" de robustez da marca.

    A versão Warlock, exposta com destaque no evento, tem visual mais agressivo, acabamentos escurecidos e proposta voltada para o consumidor que gosta de apelo visual para o fora de estrada.

    5. Mitsubishi Triton Savana

    Entre as novidades da feira, outro modelo que também chamou a atenção foi a nova Triton Savana, apresentada como atração no estande da Mitsubishi. Apenas 80 unidades serão produzidas.

    O conjunto é o mesmo da versão Katana, que deixará momentaneamente de ser a configuração mais cara enquanto as 80 Savana forem vendidas. O motor é um 2.4 biturbo a diesel de 205 cv de potência e 47,9 kgfm de torque, com câmbio automático e tração 4x4 de última geração.

    A Triton Savana é um dos destaques da Mitsubishi no Salão de São Paulo
    Crédito: Webmotors
    toggle button

    O Salão do Automóvel das picapes?

    Reunidas no mesmo evento, Himla, Niagara, Tasman, Dakota e Savana mostram que o mercado brasileiro de picapes continua em expansão e diversificação.

    Cada uma delas aponta para caminho distinto, da possível eletrificação até o reforço de modelos pesados, passando pela entrada de novas marcas no segmento.

    O Salão de São Paulo 2025, com isso, consolida o momento de transformação e crescimento do segmento, e mostra que picapes terão papel ainda maior no futuro do país.

    Saiba mais:

      Comentários