- É o segundo mês consecutivo que o Volkswagen Polo não assume a liderança entre os automóveis de passeio;
- 143 unidades separam o modelo do segundo colocado, o Chevrolet Onix;
- Volkswagen Tera é líder de mercado em novembro entre os automóveis de passeio com 9.772 unidades emplacadas;
Desde que o Volkswagen Tera foi lançado esse ano, a montadora alemã já sabia que o hatch ficaria de fora do primeiro lugar. E tudo bem, afinal, esse era/é o plano desde o início.
Porém, o que talvez não estivesse no radar era a rasteira que o automóvel mais vendido do País em 2025, até o momento, fosse superado por outro modelo muito conhecido e que também já teve longos anos de glória, o Chevrolet Onix.
Conforme os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Fenabrave, o Volkswagen Tera foi o automóvel mais vendido do País em novembro, com 9.772 unidades emplacadas. O SUV subcompacto só perde para a Fiat Strada, um comercial leve, e que por sinal, é um fenômeno a ser estudado.
De volta aos automóveis, a segunda posição ficou por conta do Chevrolet Onix, com 9.524 unidades vendidas no mês, uma diferença de 248 unidades entre os modelos. Vale lembrar que o hatch da GM foi líder de mercado por vários anos consecutivos, algo que o Polo também estava conquistando, mas que por estratégia de mercado deve passar essa coroa para o seu irmão, o Tera.
E a terceira posição ficou justamente por conta dele, o Polo, com 9.381 exemplares emplacados. Nesse caso, a diferença entre a segunda e a terceira posição é ainda mais apertada, de 143 unidades.
E aqui, vale um adendo: para a Volkswagen tudo bem o Polo não estar mais na primeira posição, essa é a estratégia desde que o Tera foi lançado. Conforme anunciado pela própria Volks, os planos para o SUV são bem ambiciosos: a marca quer que o modelo faça o mesmo sucesso de outros carros icônicos, como o Fusca e o Gol.
No entanto, no comparativo com o mês anterior, o hatch registrou uma leve melhora. Em outubro, ele estava na quarta posição, atrás de Fiat Argo e Hyundai HB20. Agora, um mês depois, subiu um degrau.
Veja também:
Olhando de forma ainda mais abrangente, a Volkswagen tem muito o que comemorar. Afinal, dos cinco carros mais emplacados do mês, três deles são da alemã, já que além do Tera e do Polo, o T-Cross também está presente, nesse caso, na quarta posição, com 9.016 unidades vendidas.
O top 5 de novembro também é composto pelo Argo, com 8.386 unidades comercializadas.
Por fim, ainda de acordo com a Fenabrave, apesar do enorme sucesso do Tera e dos demais modelos, o Polo dificilmente passará a coroa de automóvel mais vendido do ano.
Ao longo dos 11 primeiros meses o hatch já emplacou 112.238 unidades, com uma margem bem distante da segunda posição, o Fiat Argo, com 92.376 unidades vendidas durante o mesmo período. Nesse caso, a diferença é de 19.862.
Veja também
Ou seja, com apenas um mês para o fechamento anual, a não ser que o hatch não emplaque nenhuma unidade e um outro modelo venda de forma fora do comum, o compacto da Volkswagen já pode cantar vitória.