Você viu aqui no WM1 que o novo Nissan Kicks começa a ser vendido no Brasil nas próximas semanas e tem pretensões grandes dentro do segmento de SUVs compactos. Espaçoso, bem acabado e despojado desde que foi lançado por aqui, em 2016, agora o modelo ganha uma importante remodelação, que estreia em nosso país com preços entre R$ 90.390 e R$ 119.890.
Por ora, nenhuma novidade mecânica. O motor segue o mesmo 1.6 flex aspirado que rende 114 cv e 15,5 kgf.m de torque com os dois combustíveis - uma versão híbrida é cogitada para o ano que vem. O câmbio é manual de cinco marchas na versão de entrada e CVT nas demais. Com essa proposta, quais são seus principais rivais? Para descobrir, continue conosco nesta reportagem.
O maior rival será sempre o mais vendido da categoria, que em 2020 foi o Volkswagen T-Cross. O SUV compacto da marca alemã é um fenômeno de vendas desde que foi lançado, em abril de 2019, e chegou a liderar todo o mercado em julho do ano passado com números, veja só, maiores até mesmo que os do Chevrolet Onix.
O desafio do Kicks será enfrentar um carro moderno, versátil e querido pelo público. Modelo que oferece motores 1.0 e 1.4 turbo e câmbio automático de seis marchas. Vale destacar que nesse mesmo nicho também está o Nivus, um crossover feito sobre a mesma plataforma que Polo, Virtus, T-Cross etc. que tem feito muito sucesso em nosso país graças ao desenho acupezado na traseira. Tarefa árdua.
Outro ótimo produto vendido no Brasil, lançado no ano passado e que teve bom retorno de vendas para a montadora foi o Chevrolet Tracker. O SUV é feito em cima da plataforma do novo Onix, que também só é comercializado com motorização turbinada aqui no Brasil - 1.0 turbo na versão de entrada e 1.2 turbo nas mais caras.
O Tracker ainda se diferencia por oferecer mimos dificilmente vistos em rivais, como o carregador de celular por indução, roteador de internet wi-fi na cabine, sistema de telemática OnStar, alerta de ponto cego nos retrovisores e sistema de estacionamento automático.
Outro carro que sempre é visto no topo e nos pódios de vendas entre os SUVs compactos é o Hyundai Creta, que no ano passado foi o quinto colocado entre todos os modelos da categoria. Vendido no Brasil desde o final de 2016, o Creta é mais um forte rival do novo Nissan Kicks. Tem motores 1.6 e 2.0 aspirados e o bom espaço interno como um de seus maiores destaques.
Outro grande carro da categoria é o Jeep Renegade, que já foi o SUV compacto mais vendido do país, assim como o Volkswagen T-Cross e o Honda HR-V, que é o próximo modelo dessa lista. Feito em Goiana (PE) ao lado de Compass e da Fiat Toro, o modelo da Jeep se destaca pelo design arrojado e por alguns mimos refinados, como o freio de estacionamento por botão em todas as versões.
O Renegade também é o único carro dessa categoria que oferece motor turbodiesel, caixa de câmbio automática de nove marchas e sistema de tração 4x4 - embora a preços muito maiores dos que serão praticados pelo mais novo lançamento da Nissan.
O Honda HR-V é mais um carro bem acabado, tecnológico e bem construído que pode colocar dúvidas na cabeça do comprador do novo Nissan Kicks. Mas é importante destacar que esse SUV custa um pouco mais caro que o rival conterrâneo, já que sua versão de entrada começa na faixa dos R$ 100 mil e a mais cara encosta nos R$ 140 mil.
O HR-V tem motor 1.8 aspirado nas versões mais básicas e utiliza um conjunto 1.5 turbo (o mesmo do Civic) na mais poderosa, chamada Touring. O câmbio automático do carro também é CVT. Mas fique atento: em 2022 uma nova geração do carro pode dar as caras por aqui e possivelmente incluir até uma configuração híbrida.



Email enviado com sucesso!