Veja os carros que estarão no Salão de Xangai 2021

Antecipamos alguns modelos que estarão no motorshow chinês, um dos principais do mundo e que será pontuado por elétricos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Veja os carros que estarão no Salão de Xangai 2021
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Salão de Xangai 2021 estará mais na tomada do que nunca. Um dos principais autoshows do mundo - o segundo maior da China -, o evento tradicionalmente tem muitos veículos elétricos, ainda mais que acontece no principal mercado para este tipo de carro no planeta.

O motorshow abre as portas nesta quarta-feira (21 de abril), mas já antecipamos algumas novidades que estarão por lá. Tem sedã, esportivo e, claro, SUVs. Quase todos sem motor a combustão.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Sete carros do Salão de Xangai 2021

Audi A6 e-tron Concept

Audi A6 E Tron Concept
Audi A6 e-tron Concept estará no Salão de Xangai 2021 tem pintura que diminui o calor na cabine
Crédito: Divulgação
toggle button

Na sequência da estratégia de eletrificação, a marca alemã apresenta seu próximo carro plugado. A boa notícia é que um dos futuros modelos da gama e-tron não será um SUV, mas sim o sedã médio-grande A6.

O A6 e-tron Concept estreia a nova arquitetura Premium Platform Electric (PPE) do Grupo Volkswagen. Ela é voltada especialmente para sedãs premium e será usada pela Audi e pela Porsche. Desta forma, a próxima geração do A6, que chegará em 2023, não terá mais motores a combustão.

Segundo a marca das argolas, o carro-conceito mostrado no Salão de Xangai 2021 usa dois motores, um em cada eixo, que somam 450 cv e 81,5 kgf.m. A autonomia é de até 700 km com uma carga completa e promessa de 300 km de alcance com apenas 10 minutos de carga ultrarrápida.

Entre as bossas do conceito elétrico do A6 estão os faróis OLED, que projetarão as setas indicadoras de direção no asfalto, e pintura com tecnologia Heliosilver, que promete “filtrar” o calor na cabine. Desta forma, e em teoria, o ar-condicionado do sedã será menos exigido pelos ocupantes.

Citroën CX-5

Citroën C5 X
Citroën C5 X usa sistema de suspensão ativa e mostra como será futuro SUV da marca
Crédito: William Crozes/Divulgação
toggle button

Esse carro-conceito foi apresentado recentemente,  mas faz sua estreia global no Salão de Xangai 2021. O modelo antecipa as tendências de design da Citroën, como também mostra como será o futuro SUV-cupê médio-grande da marca francesa.

Com 4,80 metros de comprimento, 2,78 m de entre-eixos, 1,86 m de largura e 1,48 m de altura, o CX-5 aparece em versão híbrida plug-in ë-Confort com potência combinada de 225 cv. O crossover também terá uma configuração puramente a combustão.

Um dos destaques do SUV conceitual é a suspensão ativa Advanced Comfort, que usa batentes hidráulicos progressivos e três modos de regulagem. Outra inovação está nos bancos do tipo Advanced Comfort, com uma capa "tipo de colchão" e revestimento de alta densidade, segundo a marca.

Honda SUV e Prototype

Honda E Prototype (1)
Honda e Prototype no Salão de Xangai 2021: modelo é a versão elétrica do novo HR-V
Crédito: Divulgação Newspress
toggle button

A nova geração do HR-V nem bem chegou e já deu uma cria elétrica na forma deste conceito no Salão de Xangai 2021. Chamado de SUV e Prototype, o utilitário esportivo será produzido na China em 2022 e será o primeiro de 10 modelos totalmente elétricos que a Honda promete lançar na primeira metade desta década.

O estilo chama bastante a atenção. Destaque para os faróis mais finos e integrados ao que seria a grade com um filete de LEDs. A Honda falará de detalhes de motorização e autonomia apenas durante o motorshow.

Maserati Levante híbrido

Maserati Levante Hybrid
Maserati Levante: segundo híbrido da marca italiana surge oficialmente no Salão de Xangai 2021
Crédito: Divulgação
toggle button

A marca italiana de esportivos ainda está tímida no que diz respeito à eletrificação, mas seu segundo híbrido aparece justamente no Salão de Xangai 2021. Depois do Ghibli, é a vez de a Maserati mostrar o Levante Hybrid.

Verdade que é um híbrido leve, mas o fato é que o fabricante está em processo de reestruturação, o que inclui investimento em novos carros elétricos e híbridos até 2025 sob a bênção da Stellantis (a fusão entre PSA e FCA).

O Levante híbrido foi buscar solução na companheira de grupo Alfa Romeo. O modelo da marca do tridente usa o mesmo 2.0 do Giulia para compor o seu sistema híbrido batizado de eBooster. Mas o quatro cilindros ganhou um novo turbo e o esportivo da Maserati promete uma potência combinada de 330 cv e torque superior a 48 kgf.m a 2.200 rpm.

Mercedes-Benz EQB

Mercedes-Benz EQB
EQB é a versão sem motor a combustão do GLB, o SUV médio de sete lugares da Mercedes
Crédito: Divulgação
toggle button

O novo GLB nem bem chegou e a Mercedes-Benz já trata de fazer a versão plugada do SUV. No Salão de Xangai 2021 a marca alemã de luxo vai exibir o EQB, uma variante elétrica do utilitário esportivo de sete lugares.

As diferenças aparentes estão em detalhes do desenho. Na frente, a grade frontal do EQB adota a linguagem Progressive Luxury que a Mercedes empresta aos seus modelos elétricos, como o EQS. No lugar da entrada de ar frontal, por exemplo, uma peça em preto brilhante fechada e com os faróis integrados.

O modelo deve ser apresentado no motorshow chinês em diferentes versões. As mais básicas oferecem potência na casa dos 180 cv e autonomia acima dos 400 km, enquanto a 350 4MATIC tem 280 cv e tração integral. Mas o EQB terá até opção AMG com 292 cv. A vinda para o Brasil deverá ocorrer no segundo semestre de 2022.

MG Cyberster

MG Cyberster é roadster elétrico e futurista da marca britânica presente no Salão de Xangai 2021
Crédito: Divulgação
toggle button

A MG aproveita o Salão de Xangai 2021 para mostrar o seu mais novo carro-conceito esportivo e… elétrico. O Cyberster foi beber na fonte do MGB Roadster e traz faróis que se abrem ao dar partida no motor e lanternas de LEDs que reproduzem o desenho da bandeira da Grã-Bretanha.

A marca vai guardar os detalhes técnicos para o evento chinês, mas já se sabe que o roadster terá um desempenho para tentar peitar outros esportivos tradicionais, com 0 a 100 km/h em menos de três segundos. Já a autonomia será um dos destaques, com promessa de até 800 km com uma carga completa de bateria.

Toyota BZ4X

Parece um RAV4 espichado, mas é o Toyota BZ4X, primeiro carro 100% elétrico da marca japonesa
Crédito: Divulgação
toggle button

O primeiro 100% elétrico da Toyota fará sua estreia no Salão de Xangai 2021. E, claro, será um SUV. O BZ4X ainda está em fase conceitual, porém os planos preveem a venda do crossover em meados de 2022 na Europa, Japão e China. Com desenho que lembra um RAV4 futurista, o BZ4X usa a plataforma e-TNGA, parceria da Toyota com a Subaru.

O que salta aos olhos mesmo é o volante estilo manche de avião, que está longe de ser apenas um devaneio de design. A direção eletrônica usa o sistema “steer-by-wire” que utiliza a tecnologia aplicada em aviões comerciais e que, no caso do BZ4X, elimina componentes mecânicos na comunicação com as rodas.

Ou seja, essa direção até pode fazer parte do carro de produção. Segundo a Toyota, a necessidade de esterçamento é bem menor do que em uma direção convencional e a direção não reflete as imperfeições da pista no volante.

Volkswagen ID6

Volkswagen ID6 é o maior SUV elétrico da marca e estará no Salão de Xangai 2021
Crédito: Divulgação VW
toggle button

Dentro do processo acelerado de eletrificação, a Volkswagen mostrará no Salão de Xangai 2021 o seu maior SUV elétrico. Com 4,86 metros de comprimento e 2,96 m de entre-eixos, o ID6 surgirá nas configurações Crozz e X, com autonomias diferentes.

Na Crozz o alcance, segundo a marca, fica em 436 km. No ID6 X a promessa é de 588 km (autonomias com base no ciclo chinês NEDC). Os SUVs usam motores e tração traseiros, com opções de potências de 179 cv e 204 cv. A versão topo de linha, contudo, se vale da tração integral 4Motion e de dois motores (um em cada eixo) para oferecer 306 cv.

O ID6 é o segundo SUV elétrico da Volks, que recentemente apresentou o ID4. O utilitário elétrico, contudo, só tem produção e vendas confirmados para a China, pelo menos por enquanto.

Comentários