Volkswagen Nivus se destaca em segurança

SUV compacto que chega no 2º semestre terá itens como freio a disco nas quatro rodas e controle de cruzeiro adaptativo

  1. Home
  2. Notícias
  3. Volkswagen Nivus se destaca em segurança
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O WM1 já mostrou os detalhes do recém-apresentado Volkswagen Nivus e também como o SUV se posiciona no mercado perante os rivais. Agora, traremos outro pilar desse lançamento - prometido para o segundo semestre deste ano - que promete bagunçar o mercado: segurança.

O Volkswagen Nivus, como já foi divulgado, tem diversos equipamentos de segurança e até mesmo controle de cruzeiro adaptativo. Mas será que todos eles são novidades no segmento dos SUVs compactos de entrada? A gente te mostra a partir de agora.

Freio a disco nas quatro rodas

Considerando o segmento de veículos de até R$ 85 mil, o Nivus vai se destacar com este item. A maioria dos rivais, como Ford EcoSport, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008, por exemplo, usam sistema de freio a tambor nas rodas traseiras.

Até mesmo o recém-lançado Chevrolet Tracker apela para a tecnologia mais barata neste ponto. Só Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross recebem discos em todos os freios.

 Volkswagen Nivus chega para valer em julho de 2020 com bastante itens de segurança
Legenda: Volkswagen Nivus chega para valer em julho de 2020 com bastante itens de segurança
Crédito: Divulgação

Frenagem pós-colisão

Aqui veremos apenas um hatch e um sedã - o Polo e Virtus - nessa faixa de preço oferecerem o item (e eles não são rivais diretos). Os demais SUVs desse segmento, no máximo, usam sistema auxiliar de frenagem de emergência, que ajuda com uma carga extra na frenagem. O sistema pós-colisão faz uma nova frenagem automaticamente após um acidente.

Controle de Cruzeiro Adaptativo

O brasileiro já está habituado ao controle de cruzeiro, que se tornou um item comum em carros automáticos. No entanto, nos últimos anos, ele se transformou em adaptativo (ACC), ou seja: capaz de ler as condições dos veículos à frente e se adaptar de forma semi-autônoma para acelerar e frear, e minimizar e/ou evitar acidentes.

O Volkswagen Nivus terá isso em sua versão mais cara, algo que hoje só está presente em veículos médios para cima e nos do segmento premium.

Junto com o ACC há uma série de benefícios, como assistente de frenagem de emergência (capaz de parar totalmente o carro para evitar a batida), front-assist (que detecta aproximação de veículos e freia) e alerta de distância.

Volkswagen Nivus De Tela 2020 05 28 11.22.53
icon photo
Legenda: Volkswagen Nivus terá controle de cruzeiro adaptativo e freio a disco nas quatro rodas
Crédito: Divulgação
Comentários