Motociclistas usam consórcio para driblar a crise

Sistema pode ser a saída para quem não tem crédito, mas fábricas acreditam na recuperação do mercado em novembro
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Motociclistas usam consórcio para driblar a crise
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois da queda de vendas em outubro, fica a expectativa para saber se os R$ 8 bilhões que serão injetados pelos governos Fcaptional e Estadual R$ 4 milhões cada no mercado de veículos vai surtir efeito.

No setor de motos, já começaram as adaptações ao momento delicado de falta de crédito. O velho consórcio volta a ser uma boa alternativa – ou a única saída para uma parcela dos consumidores.

A Honda divulgou números que mostram recorde nas vendas de cotas de consórcio de motos: foram comercializadas em outubro quase 77,7 mil cotas, um aumento de 16,5% em relação a setembro e de 22% sobre outubro de 2007.

Conseguir a moto ou o carro no consórcio não é tão simples: depende de sorteio e de lances, mas o sistema tem a vantagem do prazo de pagamento, que pode ser longo e reduzir o valor da prestação, fator fundamental para a classe média comprar.

O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, no entanto, não acredita que o setor vai esmorecer. Confirmou mais uma vez ontem 11, durante a entrega do prêmio Carro do Ano, da revista Autoesporte o Gol ganhou o prêmio principal, franco otimismo em relação ao futuro do setor automobilístico; refez as previsões e garantiu que nenhum tostão foi reduzido dos investimentos previstos.

O crescimento do setor até outubro é de 23,2%, mas a Anfavea prevê que ele chegará a mais de 24%. Para isto é preciso reverter a queda nas vendas que aconteceu no mês passado de mais de 11%. Jackson Schneider confia no reaquecimento a partir da próxima semana, quando o mercado terá mais dinheiro para fazer financiamentos.

Até setembro a média de vendas diárias de carros e comerciais leves superava os onze mil carros comercializados. Em outubro a média caiu para 9.770 e neste mês, até a última terça-feira, estava em pouco mais de oito mil.
________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.


Leia outras colunas de Joel Leite aqui

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors