Toyota chama 538 mil carros para recall

Esta é a maior campanha envolvendo os 'airbags mortais' da Takata no Brasil

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Toyota chama 538 mil carros para recall
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Toyota do Brasil, anunciou nesta terça-feira (04) um recall de 538.730 veículos, que representa o maior recall envolvendo os “airbags mortais” da Takata no país. Estão envolvidas 223.518 unidades do modelo Corolla (produzido de janeiro de 2010 a dezembro 2014), 138.346 do modelo Etios (produzido de agosto de 2012 a dezembro de 2014) e 176.866 da picape Hilux e do SUV SW4 (produzidos de outubro de 2011 a dezembro de 2014).

Defeito

Todos os modelos envolvidos devem trocar uma peça denominada deflagrador, que integra o sistema de airbag do veículo. O fornecedor japonês de airbags Takata constatou a degradação do componente, após longos períodos de exposição a altas temperaturas, grandes variações de temperatura e alta umidade.

O comunicado da montadora explica que nos modelos envolvidos, o deflagrador pode estar mais suscetível a romper-se inadequadamente, no caso de colisão do veículo, o que pode provocar a dispersão de pequenos fragmentos de metal da carcaça do “deflagrador”, juntamente com a bolsa, e causar danos materiais, lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, ao motorista e aos ocupantes do veículo.

Riscos

Segundo a montadora, além de danos materiais, os ocupantes do veículo podem sofrer lesões físicas graves, ou até mesmo fatais, no caso de colisão frontal que provoque a deflagração da bolsa do airbag.

Como será a campanha?

Pelo número elevado de unidades envolvidas, a Toyota dividiu o atendimento em etapas para cada modelo. Os proprietários deverão entrar em contato com a Rede de Concessionárias Autorizadas Toyota, para agendamento prévio. A relação de concessionárias está disponível no site www.toyota.com.br.

COROLLA

icon photo
Legenda: Recall Corolla
Crédito: Recall Corolla

Airbag do passageiro dianteiro

1ª Etapa: a partir de 04 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2012, a Toyota desativará o “deflagrador” da bolsa do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag.

2ª Etapa: a partir de 26 de junho de 2017, para os proprietários dos veículos Corolla fabricados entre janeiro de 2010 a dezembro de 2012, a Toyota substituirá o “deflagrador”, reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

Airbag do motorista

Etapa Única: A partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre outubro de 2013 a dezembro de 2014, a Toyota substituirá o “deflagrador” da bolsa do airbag do motorista.

ETIOS

icon photo
Legenda: Recall Etios
Crédito: Recall Etios

Airbag do passageiro dianteiro:

1ª Etapa: a partir de 04 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos Etios fabricados entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, a Toyota desativará o deflagrador da bolsa do airbag do passageiro dianteiro e fixará a etiqueta adesiva no painel do veículo, por meio da qual o consumidor será alertado sobre a desativação temporária do airbag.

2ª Etapa: a partir de 07 de agosto de 2017, para os proprietários dos veículos Etios fabricados entre agosto de 2012 e dezembro de 2014, a Toyota substituirá o deflagrador, reativará a bolsa do airbag do passageiro dianteiro e removerá a etiqueta de alerta.

Airbag do motorista:

Etapa Única: a partir de 17 de abril de 2017, para os proprietários dos veículos fabricados entre janeiro de 2014 a dezembro de 2014, a Toyota substituirá o deflagrador da bolsa do airbag do motorista.

HILUX e SW4

icon photo
Legenda: Recall Hilux e SW4
Crédito: Recall Hilux e SW4

A partir de 19 de junho de 2017, a Toyota substituirá o deflagrador da bolsa do airbag do motorista.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors