Challenger Demon é carro mais rápido de produção

Dodge revelou que o muscle car tem motor V8 de 852 cv e pode cumprir a aceleração de 0 a 96 km/h em 2,3 segundos

  1. Home
  2. Pelo Mundo
  3. Challenger Demon é carro mais rápido de produção
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Acabou o mistério: a FCA revelou todos os detalhes, menos o preço, do Dodge Challenger SRT Demon, que nem chegou às lojas e já ostenta os títulos de V8 produzido em série mais potente e rápido. Os números são mesmo superlativos: 852 cv de potência e 106,4 kgf.m de torque. O cupê será oferecido exclusivamente com transmissão automática de oito marchas com borboletas atrás do volante para trocas manuais – câmbio manual não será uma opção.

 Dodge Challenger SRT Demon
Legenda: Dodge Challenger SRT Demon
Crédito: Dodge Challenger SRT Demon

Com tanta força à disposição, o Demon acelera de 0 a 96 km/h em 2,3 segundos e cumpre o quarto de milha (400 metros), que é a tradicional corrida de arrancada, muito popular nos Estados Unidos, em 9,65 segundos à velocidade de 225 km/h.

Na comparação com o Hellcat, até então o Challenger mais nervoso, a evolução é clara: o antecessor rende 717 cv e 88,1 kgfm. Para viabilizar o ganho em torque e potência, a Dodge promoveu uma série de alterações no motor V8 6.2 com supercharger (compressor mecânico). Para começar, o compressor ficou maior, bem como o ar admitido conta com resfriamento via ar-condicionado do veículo, de forma a enriquecer a mistura ar-combustível. Pistões, bielas e virabrequins foram reforçados, bem como todo o sistema de transmissão. Além disso, o Demon pode ser abastecido com gasolina de cem octanas, de competição, bastando apertar um botão no painel. Totalmente legalizado para rodar em vias públicas, o cupê também pode usar gasolina comum.

 Dodge Challenger SRT Demon
Legenda: Dodge Challenger SRT Demon
Crédito: Dodge Challenger SRT Demon

Além disso,  para atingir os tempos de aceleração divulgados, o Demon também teve redução de 90 kg no peso, graças ao corte de itens como banco dianteiro do passageiro e banco traseiro, que podem ser instalados opcionalmentente, mediante o pagamento de apenas um dólar (cerca de R$ 3,15 na conversão direta).

icon photo
Legenda: Dodge Challenger SRT Demon
Crédito: Dodge Challenger SRT Demon

Outro detalhe que contribui para o desempenho é o “modo de arrancada”, que traz uma parafernália mecânica e eletrônica para otimizar a partida e evitar ao máximo que as rodas girem em falso. Um sistema, chamado Transbrake, desconecta temporariamente a transmissão, mesmo com a primeira mengatada e o pé no acelerador, e libera com um toque nas borboletas para troca de marchas. Paralelamente, um dispositivo pré-carrega o supercharger, enquanto uma central eletrônica controla o torque.

O preço, como já adiantamos, ainda não é conhecido. Para se ter uma ideia, o Hellcat hoje nos Estados Unidos parte de US$ 64.195 (R$ 202 mil).

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors