Jaguar vai sair da Fórmula 1

Ford também coloca à venda a fábrica de motores Cosworth
  1. Home
  2. Salões
  3. Jaguar vai sair da Fórmula 1
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Ford anunciou sexta-feira 17 que a escuderia Jaguar sairá da Fórmula 1 ao final da atual temporada. A fábrica americana também colocou à venda a Cosworth, fabricante de motores e atual fornecedora das equipes Jordan e Minardi.

Corte de custos foi o motivo alegado para o abandono do projeto iniciado em 2000, quando a Ford adquiriu a equipe Stewart, do escocês tricampeão mundial de F1 Jackie Stewart, na qual correu o brasileiro Rubens Barrichello.

A tradicional fabricante britânica também anuncia um plano de reestruturação, para tentar recuperar-se da má performance em vendas observada nos últimos tempos.

A decisão surpreendeu, pois havia a possibilidade da Ford renomear a equipe, fazendo um time “de fábrica” na categoria. Isso seria possível com o encerramento do programa de competição no Campeonato Mundial de Rali – WRC. Ano passado a Ford também ameaçou não participar do WRC, categoria na qual ocupa a segunda colocação entre os Construtores na atual temporada.

Nas cinco temporadas em que participou da F1, a Jaguar nunca venceu. Seus melhores resultados foram obtidos com o piloto irlandês Eddie Irvine – terceiro lugar no GP de Mônaco, em 2001, e Itália, em 2002.

Na atual temporada a Jaguar ocupa o sétimo lugar entre os Construtores, com apenas dez pontos conquistados – a Ferrari é a campeã, com 234.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors