Novo SUV da Toyota para o Brasil surge na Ásia

Daihatsu Rocky, também conhecido como Toyota Raize, será um dos dois crossovers pequenos da marca previstos para cá

  1. Home
  2. Segredos
  3. Novo SUV da Toyota para o Brasil surge na Ásia
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Daihatsu acaba de apresentar o Rocky na Indonésia. O caro leitor do WM1 deve, agora, indagar: "Ok, o que eu tenho a ver com isso?". Tudo. Isso porque esse modelo serve de base para o novo SUV da Toyota que será lançado no Brasil até 2023.

Daihatsu Rocky Indonesia 2 E1619759505984
Daihatsu Rocky servirá de base para o novo SUV da Toyota previsto para o Brasil
Crédito: Divulgação

O WM1 adiantou, no ano passado, que o fabricante japonês terá dois novos utilitários esportivos para brigar na base do mercado. Um deles é justamente esse Daihatsu Rocky, também conhecido como Toyota Raize em outros mercados.

Esse novo SUV da Toyota será produzido no Brasil sobre a plataforma DNGA, uma derivação simplificada da TNGA - esta serve ao Corolla e ao recentemente lançado Corolla Cross.

Na Ásia, o novo modelo tem 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos.

Com quem ele briga?

Daihatsu Rocky Indonesia 4 E1619759553212
O modelo da Daihatsu tem estilo com cortes bem definidos na carroceria
Crédito: Divulgação

A ideia da marca japonesa é colocar esse crossover para brigar na porta de entrada dos crossovers compactos. Ou seja, o novo SUV da Toyota derivado do Rocky competiria com os futuros jipinhos do Fiat Argo e do Citroën C3, com o Nissan Magnite e com as versões básicas de Hyundai Creta e Renault Duster, por exemplo.

O modelo brasileiro seguirá basicamente o estilo do Daihatsu. A carroceria é toda recortada e preserva uma proposta mais quadradinha, com faróis com molduras retilíneas e grade trapezoidal que se propaga até o para-choque.

O balanço raseiro é curto, com o banco da segunda fila quase em cima do eixo e caimento bastante reto da terceira coluna. Mesmo assim, o Rocky garante 369 litros de capacidade no porta-malas. Na traseira, lanternas horizontais integradas e lataria toda "talhada".

E o outro novo SUV da Toyota?

Toyota Yaris Cross Suv 2
Yaris Cross já foi mostrado lá fora e será o segundo novo SUV da Toyota para o mercado brasileiro
Crédito: Divulgação

Pois é, como a Toyota também precisa de um modelo para competir com a turma do andar de cima (VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Nissan Kicks etc), a solução virá do novo Yaris Cross.

A nova safra do hatch/sedã usa uma arquitetura parecida com a DNGA - lembre-se que nosso Yaris é derivado do asiático, e não do projeto europeu. E ela dará origem a mais este novo SUV da Toyota para ficar posicionado entre o Rocky e o Corolla Cross.

Para tal, o Yaris Cross tem 4,18 metros de comprimento. Desta forma, ele é 24 cm mais comprido que o hatch. O entre-eixos é  o mesmo do irmão: 2,56 m.

Comentários