Toyota prepara novo Yaris para o Brasil

Hatch e sedã compactos remodelados são registrados no INPI. Mudança deve ficar para o início de 2022, já como linha 2023

  1. Home
  2. Segredos
  3. Toyota prepara novo Yaris para o Brasil
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Toyota já prepara um tapa no visual do Yaris. Lançado em 2018, o hatch e o sedã compactos da marca japonesa ganharão aquele famoso face-lift de meia-vida, cujas patentes já foram registradas no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Contudo, segundo fontes, o novo Yaris deve ficar para o início de 2022, já como linha 2023.

Toyota Novo Yaris Sedan Linha 2023 Registro Inpi
Novo Yaris chegará no ano que vem como linha 2023. Sedã segue as mesmas mudanças do hatch
Crédito: Reprodução INPI

A reestilização vai ser basicamente na dianteira. O novo para-choque trará uma generosa entrada de ar trapezoidal. Grade e faróis também  serão remodelados, assim como o acabamento das luzes de neblina, que serão verticais. Um estilo geral que remete ao Corolla e ao futuro Corolla Cross, que chegará dia 11 de março conforme WM1 noticiou.

Por dentro, são esperadas mudanças no revestimento de bancos e painéis. No conjunto mecânico, nada muda. O modelo manterá o motor 1.5 16V com câmbio CVT de sete marchas virtuais - a gama abandonou as versões com caixa manual. Não se sabe se a opção 1.3 16V de entrada continuará em linha no hatch - o sedã, por exemplo, só tem o propulsor "maior".

Atualmente, a família Yaris já está na linha 2022 e é vendida em nove versões, entre configurações hatch e sedã. Os preços vão de R$ 76.990 a R$ 97.390.

E a nova geração?

Toyota Yaris Cross Suv 2
SUV compacto baseado no novo Yaris está nos planos da Toyota para ser lançado no Brasil
Crédito: Divulgação

O novo Yaris quer dar um gás à linha compacta. Juntas, as duas carrocerias emplacaram quase 38 mil unidades em 2020. Na Ásia, o modelo ganhou uma nova geração em 2020, com plataforma diferente e entre-eixos maior, mas não há qualquer previsão de que este modelo será feito aqui.

Isso porque a Toyota estaria mais interessada em investir em dois SUVs compactos: um deles baseado justamente no novo Yaris asiático, para ficar abaixo do Corolla Cross. Esse jipinho atuaria no segmento de utilitários compactos e concorreria com Jeep Renegade, Nissan Kicks (que mudará agora em fevereiro), Hyundai Creta, VW Nivus e o futuro crossover do Argo, entre outros.

Toyota Novo Yaris Hatch Linha 2023 Registro Inpi
Patentes do Toyota Novo Yaris Hatch Linha 2023 já foram registradas no INPI
Crédito: Reprodução INPI
Comentários