O canal de notícias da Webmotors

Novo SUV da Toyota para o Brasil surge na Ásia

Daihatsu Rocky, também conhecido como Toyota Raize, será um dos dois crossovers pequenos da marca previstos para cá

por Fernando Miragaya

A Daihatsu acaba de apresentar o Rocky na Indonésia. O caro leitor do WM1 deve, agora, indagar: "Ok, o que eu tenho a ver com isso?". Tudo. Isso porque esse modelo serve de base para o novo SUV da Toyota que será lançado no Brasil até 2023.

O WM1 adiantou, no ano passado, que o fabricante japonês terá dois novos utilitários esportivos para brigar na base do mercado. Um deles é justamente esse Daihatsu Rocky, também conhecido como Toyota Raize em outros mercados.
Esse novo SUV da Toyota será produzido no Brasil sobre a plataforma DNGA, uma derivação simplificada da TNGA - esta serve ao Corolla e ao recentemente lançado Corolla Cross.
Na Ásia, o novo modelo tem 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,62 m de altura e 2,52 m de entre-eixos.
Veja ofertas de Toyota 0 km, seminovo e usado

Com quem ele briga?


A ideia da marca japonesa é colocar esse crossover para brigar na porta de entrada dos crossovers compactos. Ou seja, o novo SUV da Toyota derivado do Rocky competiria com os futuros jipinhos do Fiat Argo e do Citroën C3, com o Nissan Magnite e com as versões básicas de Hyundai Creta e Renault Duster, por exemplo.
O modelo brasileiro seguirá basicamente o estilo do Daihatsu. A carroceria é toda recortada e preserva uma proposta mais quadradinha, com faróis com molduras retilíneas e grade trapezoidal que se propaga até o para-choque.
O balanço raseiro é curto, com o banco da segunda fila quase em cima do eixo e caimento bastante reto da terceira coluna. Mesmo assim, o Rocky garante 369 litros de capacidade no porta-malas. Na traseira, lanternas horizontais integradas e lataria toda "talhada".

E o outro novo SUV da Toyota?


Pois é, como a Toyota também precisa de um modelo para competir com a turma do andar de cima (VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Nissan Kicks etc), a solução virá do novo Yaris Cross.
A nova safra do hatch/sedã usa uma arquitetura parecida com a DNGA - lembre-se que nosso Yaris é derivado do asiático, e não do projeto europeu. E ela dará origem a mais este novo SUV da Toyota para ficar posicionado entre o Rocky e o Corolla Cross.
Conheça toda a linha Toyota: modelos, versões, preços e equipamentos
Para tal, o Yaris Cross tem 4,18 metros de comprimento. Desta forma, ele é 24 cm mais comprido que o hatch. O entre-eixos é  o mesmo do irmão: 2,56 m.

Comentários

Carregar mais

Notícias Relacionadas