Peugeot testa Landtrek com novo motor turbodiesel

Picape deverá chegar ao Brasil em 2022 com propulsor de 181 cv, câmbio automático de seis marchas e tração 4x4

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Guilherme Silva
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Revelada no final de 2020, a Peugeot Landtrek é a aposta da Stellantis para acirrar a disputa no segmento de picapes médias em mercados em desenvolvimento. O modelo também é o responsável pela estreia da marca francesa na categoria na América Latina e na Ásia.

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Protótipo da Peugeot Landtrek em testes na Argentina
Crédito: Argentina Autoblog
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O Chile e o Uruguai são os primeiros países da América do Sul a comercializar a picape. Nesses mercados, a Landtrek  ainda é importada da China, como já acontece no México desde o final do ano passado, enquanto se inicia a produção em território uruguaio.

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A Landtrek chinesa também será lançada no Equador, Guatemala, Haiti, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana. O lançamento na Argentina, Brasil e Colômbia será em 2022, já com o modelo produzido no Uruguai.

No ano que vem, o modelo será produzido pela Nordex, empresa que terceiriza a montagem de veículos de diferentes marcas no país vizinho. Inaugurada em 1962, nas proximidades da capital Montevidéu, a Nordex foi criada para montar kits CKD (peças importadas) de diversos fabricantes. Atualmente, é responsável pela montagem das vans Citroën Jumpy/Peugeot Expert e da nova Ford Transit, lançada no Brasil na semana passada.

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Peugeot Landtrek vendida no Uruguai é importada da China
Crédito: Autoblog Uruguay
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Além da proximidade com o Uruguai, o mercado brasileiro também será beneficiado da isenção do imposto de importação de 35%, cobrado sobre o valor de produtos provenientes de países que não fazem parte do Mercosul ou que não tenham acordo comercial com o Brasil.

Com estreia por aqui prevista para 2022, a Landtrek terá como concorrentes a Chevrolet S10Ford RangerMitsubishi L200Nissan Frontier Toyota Hilux. Outro possível rival é a Renault Alaskan, mas a marca francesa ainda não definiu sua vinda para o mercado brasileiro.

Três motores são testados para a América do Sul

Segundo o site Argentina Autoblog, a Stellantis tem testado a Landtrek na América do Sul com três diferentes motorizações turbo, uma a gasolina e duas a diesel. No entanto, somente uma delas deverá ser oferecida no mercado brasileiro em 2022.

O propulsor mais cotado para o nosso mercado é o PSA DW10, que equipa o SUV DS7 Crossback HDi vendido na Argentina. Esse motor é um 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 181 cv de potência e 40,8 kgf.m de torque, e poderá ser combinado ao câmbio automático Aisin de seis marchas e ao sistema de tração 4x4 com reduzida.

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Peugeot Landtrek em testes na Argentina
Crédito: Autoblog Argentina
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Mais eficiente e moderno que as outras duas motorizações, esse propulsor já atende as regras de emissões mais recentes, uma vez que pode ser equipado com filtro de partículas (DPF) ou com filtro de ureia (AdBlue).

No Chile e no Uruguai, a Landtrek importada da China é comercializada com o motor 2.0 turbo a gasolina de 210 cv e 32,6 kgf.m (Shenyang Mitsubishi 4K22D4T) ou com o 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,6 kgf.m (Kunming Yunnei D20TCIE). Ambas são combinadas à transmissão manual de seis velocidades, fornecida pela alemã Getrag.

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Peugeot Landtrek
Crédito: Divulgação
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Como é a Peugeot Landtrek

A picape média mede 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. A capacidade de carga da Landtrek é de mais de 1 tonelada. Já a capacidade de reboque pode chegar a 3.000 kg.

No Uruguai, a Landtrek está disponível nas versões Active (4x2 e 4x4) e Action (4x4). O modelo é equipado de série com ar-condicionado com saídas para o banco traseiro, seis airbags, controles de estabilidade, tração e oscilação de reboque, piloto automático, central multimídia de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, câmera com visão em 180° e rodas de 17”.

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Interior da versão topo de linha da Peugeot Landtrek
Crédito: Divulgação
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Na versão Active são adicionados o ar digital de duas zonas, câmera 360º, sensores de estacionamento, bancos de couro, chave presencial, sistema de navegação GPS, faróis de LED, rodas aro 18”, painel de instrumentos com tela digital de 4,2”, além de acabamentos externos cromados.

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