Pirelli anuncia pneu que se conecta à rede 5G

Chamado de Cyber Tyre, ele detecta e transmite informações sobre as condições da rodovia e outros detalhes pela rede

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Pirelli anuncia pneu que se conecta à rede 5G
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A tecnologia parece não ter limites. Prova disso é que a Pirelli anunciou a criação de um pneu que se conecta com redes móveis 5G. Isso mesmo, um pneu inteligente, que repassa informações da rodovia que podem ser replicadas pra milhares de pessoas.

Chamado de Cyber Tyre, o pneu é equipado com um sensor interno. Ele fornece informações relativas ao modelo do pneu, quilômetros percorridos, carga dinâmica e, também, situações de perigo potencial na superfície das estradas: presença de água e baixa aderência.

Com o pneu que se conecta à rede 5G, o carro pode adaptar seus controles de tração e estabilidade, para melhorar os níveis de segurança, conforto e performance. Além disso, esses mesmos dados serão oferecidos para outros veículos e para a infraestrutura, ajudando outros motoristas.

Concebido também com a colaboração de empresas como Ericsson, Audi, Tim, Italdesign e KTH, o veículo equipado com o pneu Pirelli Cyber Tyre e conectado a uma rede 5G foi capaz de transmitir o risco de aquaplanagem detectado pelos pneus para outro automóvel.

Ainda não há previsão do pneu se tornar realidade. Além do alto custo do projeto, há a necessidade de implantação da rede 5G no mundo todo.

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors