Com visual renovado, pacote S-Design e mecânica confiável, sedã aposta em custo-benefício para seguir relevante em um segmento cada vez menor
Sedãs compactos já foram protagonistas no Brasil, mas hoje parecem estar na defensiva diante da avalanche de SUVs de entrada. Ainda assim, o Fiat Cronos 2026 mostra que a categoria tem fôlego.
Na versão Drive 1.3 automática com pacote S-Design, ele aposta em visual renovado e manutenção simples para conquistar quem quer espaço e conforto, mas não se rende ao apelo aventureiro.
A reestilização foi generosa. O Cronos ganhou nova grade frontal com blocos tridimensionais que conectam os faróis e ampliam a sensação de largura, além de um para-choque redesenhado que dá uma identidade mais moderna e robusta ao conjunto.
Na traseira, o novo para-choque é mais volumoso e traz elementos verticais que reforçam a presença do carro.
Nas versões automáticas, como a Drive 1.3, os faróis full LED agora são de série e garantem melhor iluminação e visual mais sofisticado, enquanto os retrovisores pintados de preto brilhante e as rodas redesenhadas fecham o pacote visual.
O opcional de R$ 4.090 deixa o Cronos Drive mais esportivo e requintado.
Ele inclui rodas de liga-leve de 15 polegadas escurecidas, spoiler traseiro e frisos laterais pretos, banco e interior customizados, volante revestido em couro ecológico, badge exclusivo S-Design, chave presencial (keyless), ar-condicionado digital e faróis de neblina em LED.
No total, com o pacote e a pintura Cinza Silverstone como o carro das fotos dessa reportagem (de R$ 1.990), o preço do modelo chega a R$ 119.070.
Com porta-malas de 525 litros, o Cronos é um dos melhores do segmento para quem precisa de espaço. A cabine acomoda bem quatro adultos, e a posição de dirigir é confortável, com comandos bem à mão e boa visibilidade - atributos que contam muito para motoristas de app ou para quem passa horas ao volante.
O conjunto mecânico do Cronos Drive S-Design 2026 é composto pelo conhecido motor 1.3 Firefly flex, de quatro cilindros, que entrega 98 cv com gasolina e 107 cv com etanol; e por uma caixa de câmbio automático CVT com simulação de sete marchas.
Não é um sedã feito para correr, mas cumpre o papel com dignidade: acelera de zero a 100 km/h em 12,4 segundos com gasolina (11,6 s com etanol) e alcança velocidade máxima de 177 km/h (183 km/h no etanol).
Na prática, a resposta é suave e linear, ideal para o uso urbano, com retomadas suficientes para quem precisar fazer uma ultrapassagem na estrada - desde que sem pressa.
A suspensão é confortável e absorve bem irregularidades do asfalto, enquanto o isolamento acústico foi um ponto positivo: mesmo a 100 km/h, a cabine mantém nível baixo de ruído e passa a sensação de conforto de carro mais caro.
O consumo fica dentro do prometido pela Fiat: cerca de 12 km/l com gasolina na cidade e até 14 km/l na estrada. A mecânica é simples e já conhecida, o que garante manutenção mais barata e menos dor de cabeça para quem usa o carro como ferramenta de trabalho.
Enquanto muitos concorrentes cederam espaço para SUVs, o Cronos segue firme, apostando em espaço, conforto e um visual mais elegante para se manter vivo.
Ele entrega exatamente o que promete. É um carro confiável, bem acabado e com porte de sedã por um preço ainda competitivo.
Para quem não se rendeu aos SUVs de entrada, como Fiat Pulse, Renault Kardian, Citroën Basalt ou o recém-chegado Volkswagen Tera, ele é uma lembrança de que ainda existe vida - boa - fora do mundo dos utilitários aventureiros urbanos.
FIAT - CRONOS - 2023 |
1.3 FIREFLY FLEX DRIVE CVT |
R$ 97990 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|



Email enviado com sucesso!