JAC IEV20

JAC iEV 20 é um J2 que cobra caro para ser "limpo"

Andamos com a versão eletrificada do subcompacto, que assumiu o posto de carro elétrico mais barato do Brasil

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 27,5 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • N/A
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.6

Overview

Subcompacto chinês custa R$ 120 mil e tem a alcunha de ser o carro elétrico mais barato do Brasil. Tem autonomia de quase 400 quilômetros.


  • + Zero poluição
  • + Zero consumo
  • + Carro elétrico mais barato do Brasil
  • - Preço
  • - Espaço interno
 
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Quando cheguei ao evento de lançamento da linha de carros elétricos da JAC Motors do Brasil, no começo da semana passada, achei que Sergio Habib - presidente do Grupo SHC, representante e importador oficial da marca chinesa no Brasil - guardava alguma surpresa.

Era o mesmo dia do lançamento da nova geração do HB20 e por algum motivo achava que a JAC tentaria de algum jeito atrair atenções para sua notícia, com o objetivo de roubar a audiência certa do carro da Hyundai, simplesmente o segundo modelo mais vendido do país.

Mas como? Pensei em preços bem abaixo dos que foram anuncidos, ainda que subsidiados para atrair compradores. Por exemplo: você não clicaria em uma notícia com o título "Novo carro elétrico mais barato do Brasil custa R$ 60 mil"?

Nem que fossem 10 unidades, em uma ação promocional... Que o iEV 20 custasse R$ 60 mil e o iEV 40, o T40 elétrico, saísse por menos de R$ 100 mil: ainda que não fossem valores finais, certamente seria uma ação impactante - a ponto de incomodar até mesmo a notícia sobre a estreia do novo Hyundai HB20.

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Legenda: Atenção: JAC iEV 20 não terá estepe na tampa traseira como o modelo chinês
Crédito: Divulgação

Mas não rolou

A realidade é outra. Ainda não há carros elétricos à venda no Brasil por menos de R$ 100 mil e R$ 119.990 é um valor bem salgado para um carro do tamanho do iEV 20. Bem ou mal, no entanto, agora a JAC pode dizer que é dona do título de "carro elétrico mais barato do país". Ele já está à venda oficialmente, mas começa a ser entregue aos compradores somente em janeiro de 2020.

O iEV 20 tem uma lista bacaninha de equipamentos: bancos em couro sintético; ar-condicionado com função automática; câmera-de-ré; central multimídia com conexão para CarPlay e AndroidAuto (bem fácil de operar); faróis em LED com DRL e regulagem de altura; faróis e lanternas de neblina e direção elétrica, além do câmbio automático e dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo.

Há um único ponto que merece destaque: mesmo custando R$ 120 mil, não há controle de tração ou estabilidade, nem como opcional (ele só aparece nos maiores iEV 40 e iEV 60).

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Legenda: iEV 20 é a porta de entrada para o mundo de carros elétricos da JAC
Crédito: Divulgação

Visualmente, ele é um J2 com suspensões um pouco mais elevadas, mas vale destacar que a versão brasileira não terá o estepe pendurado no porta-malas como os carros de nosso teste. A JAC fará questão de chamá-lo de SUV, mas fique atento, pois ele está longe de ser um utilitário.

O motor é uma pena: são só 68 cavalos e 21,9 kgf.m comandados por uma bateria de 41 Kwh. Apesar do torque ser instantâneo, há um delay entre a resposta do carro e o exato momento do comando de seu pé no acelerador. Esses números são refletidos no desempenho: 0 a 100 km/h em 16 segundos e velocidade máxima de 112 km/h. Mas há um lado bom: a autonomia máxima (no modo Low, o mais sustentável) consegue encostar nos 400 quilômetros. Quem comanda é um câmbio CVT.

Na prática, a direção é bem leve e bastante anestesiada. E em frenagens mais fortes (na prática, foram só duas), deu para perceber grande tendência do compacto em substerçar. A suspensão é firme, mas as batidas são extremamente secas e até assustam.

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Legenda: Interior tem plástico, couro sintético e tela flutuante no painel
Crédito: Divulgação

Por dentro, acabamento é bem feito, embora haja excesso de plástico em alguns pontos do painel, e há espaço suficiente para dois adultos. São 3,77 m de comprimento (um Fiat Mobi tem 3,57 m e um Volkswagen up! tem 3,68 m, por efeito de comparação), 2,39 m de distância entre os eixos, 1,68 m de largura e 1,57 m de altura. Há bom espaço para quem vai na frente, mas é apertado para os dois de trás, principalmente se forem adultos. Lado bom: é molezinha na hora de estacionar.

Em resumo, se você quiser levar para casa o carro elétrico mais barato do Brasil, terá de investir cerca de R$ 120 mil e ficará limitado a rodar em centros urbanos - afinal, a autonomia é grande, mas rodar a 110 km/h na estrada, quase na velocidade limite do subcompacto, pode ser até perigoso. Pelo menos o recarregamento pode ser feito em tomada 220V (a recarga completa leva quase oito horas).

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

JAC - IEV20 - 2020
ELÉTRICO AUTOMÁTICO
R$ 137900

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Combustível secundário
  • Elétrico
  • Potência (cv/rpm)
  • 115
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 27,5
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 130
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 11
  • Fonte consumo
  • Montadora
  • Autonomia (km)
  • 300

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Convencional
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Alto-falantes - Subwoofer
  • 0

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Diamantada
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/55
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 72
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 72
  • No Bolso8.4
  • Tecnologia8.9
  • Vida a bordo7.9
  • Desempenho9.2
  • Opinião do repórter9.1
  • + Zero poluição
  • + Zero consumo
  • + Carro elétrico mais barato do Brasil
  • - Preço
  • - Espaço interno
 
8.6

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