Mitsubishi Pajero TR4

Primeiro utilitário esportivo montado no Brasil


  1. Home
  2. Testes
  3. Mitsubishi Pajero TR4
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

















Mitsubishi Motors do Brasil investiu
cerca de R$ 200 milhões em sua unidade industrial de
Catalão, em Goiás, para produzir, via CKD, o
Pajero TR4 exclusivamente para o mercado nacional. Meta de
produção é 30 mil unidades por ano



Apresentado como o sucessor do Pajero iO, o novo Pajero TR4
incorpora a mesma tecnologia off-road já conhecida
no seu antecessor, e algumas inovações exclusivas,
principalmente no visual.


A frente do novo modelo ficou mais moderna com a nova grade,
onde se destaca o logotipo cromado da Mitsubishi Motors. O
capô e as rodas foram redesenhados e o sistema de iluminação
recebeu um novo bloco ótico, com faróis remodelados
e também cromados. Os faróis de neblina foram
incorporados ao pára-choque dianteiro, que também
recebeu um novo desenho e vem pitando na cor do carro.


O protetor do carter agora é de composite, material
mais leve e resistente, na cor grafite, integrado ao conjunto
de rodas e pneus. Os engates para reboque dianteiro e traseiro
estão reposicionados de forma a serem alcançados
com mais facilidade. E a antena aparece agora colocada na
parte traseira do veículo. O TR4 estará disponível
nas cores prata, branco, verde, cinza, preto, amarelo e vermelho.










 



Eficiente como todo
Pajero


Objeto de desejo de 30 entre cada 100 mulheres, o TR4 incorpora
todos os benefícios de autêntico veículo
4x4, agregando também conforto e praticidade típicas
de um automóvel comum. Devido ao seu porte compacto
-- com pouco mais de 4 metros de comprimento --, aparência
robusta e fácil manobrabilidade, o TR4 tem como objetivo
principal atender o típico consumidor de utilitários
esportivos de pequeno porte, formado por pessoas joviais e
adeptas de atividades ao ar livre, habitat natural do modelo.


Novo motor de 2.0 litros


Com 16 válvulas, comando no cabeçote e injeção
de combustível ECI-Multi, o novo motor do TR4, com
131 cavalos de potência e 18 kgfm de torque é
uma das principais diferenças em relação
ao iO, que tinha motor 1.8 de apenas 117 cv. Segundo a fábrica,
com esse motor o TR4 vai da imobilidade aos 100 km/h em apenas
12 segundos e atinge a velocidade máxima de 164 km/h.
O consumo médio cidade/estrada é de 10,7 km/l.


Espaçoso e confortável


Ele é tão fácil de dirigir quanto um
automóvel, mas é muito mais prático,
espaçoso e confortável do que, por exemplo,
um sedan médio. Projetado para levar cinco pessoas,
tem excelente capacidade de carga, de 500 litros, considerando
só o espaço até a altura da cobertura
do compartimento de bagagens. Os encostos dos bancos traseiros
são reclináveis e bipartidos, o que aumenta
a capacidade de transporte de voloumes e permite várias
combinações de aproveitamento de espaço


A ergonomia é ponto forte no TR4. O banco do motorista
e o volante da direção tem regulagem de altura,
o painel, bonito e completo, tem acabamento na cor titânio
e instrumentos de fácil leitura.


Ar-condicionado, CD Player com quatro alto-falantes e dois
tweters, espelhos externos com comando elétrico, trava
das po0rtas e vidros com acionamento elétrico, relógio
digital, vidros verdes com pára-brisas degradê
completam o pacote de equipamentos de conforto oferecidos
no TR4. Os únicos itens opcionais são os bancos
forrados em couro e o sistema de áudio Premium Sound.




















   




Moderno sistema de
tração


Não é novidade, mas é completo e eficiente.
O sistema de tração do TR4 chama-se Super Select
4WD-I, o que significa que o carrinho pode rodar apenas com
tração nas rodas traseiras, optativa nas quatro
rodas e 4x4 com reduzida. No total, são 20 opções
de tração na versão equipada com câmbio
manual e 16 com câmbio automático.


As principais variáveis são tração
4x2 e 4x4 contínua para trânsito em estradas
normais e em qualquer velocidade, 4x4 off-road (com diferencial
central bloqueado) e 4x4 com reduzida.


Na opção 4x4 contínuo, o diferencial
central compensa a diferença de rotação
entre os eixos dianteiro e traseiro, garantindo maior estabilidade
tanto em pisos com pouca aderência quanto no asfalto.
O diferencial central possui sistema de acoplamento viscoso
(VCU), que permite melhor distribuição de torque
entre as quatro rodas.


Já a posição 4x4 off-road, com diferencial
central bloqueado, é ideal para terrenos com areia,
lama, terra molhada e outros pisos com pouca aderência,
enquanto a opção 4x4 reduzida, também
com diferencial central bloqueado, é perfeita para
vencer grandes desníveis e/ou transportar o máximo
de peso e rebocar outros veículos. Com exceção
do modo 4x4 reduzido, todas as outras opções
de tração podem ser selecionadas com o veículo
em movimento de até 100 km/h. Um carrinho eficiente,
tanto para o passeio comportado na cidade, quanto para aventuras
mais picantes no campo ou praia



 
Fotos: Cláudio Larangeira
/ Divulgação





Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors