Sedã S60 2.0T

Modelo com motor 2.0 turbo completa a nova linha de médios esportivos


  1. Home
  2. Testes
  3. Sedã S60 2.0T
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon
















ITENS TESTADOS 









































Com a chegada da
nova versão do S60 com motor 2.0 turbo, a Volvo
Car do Brasil completa a sua recém-criada linha
de sedans médios esportivos. Custando cerca de
R$ 123,7 mil, o S60 2.0T é o Volvo mais barato
dessa linha disponível no Brasil, mas mantêm
quase todas as características das versões
mais potentes


Na linhagem de veículos Volvo,
a palavra simples não exclui qualidades como
segurança, requinte, conforto, bom-gosto, status
e alto desempenho. A versão mais “simples”
da linha S60, a 2.0T, comprova isso. Projetada para
ser a opção mais competitiva desse modelo
no disputado segmento dos sedans esportivos, onde concorre
com tradicionais “vedetes” automotivas como
BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4,
o Volvo S60 2.0T mostrou que pode ser um rival à
altura.


O motor 2.0 de cinco cilindros auxiliado
por um turbo de média pressão, desenvolve
180 cavalos a 5.300 rpm, podendo atingir velocidade
máxima de 215 km/h. Em desempenho, portanto,
não é preciso dizer mais nada. Em relação
a equipamentos de conforto e conveniência oferecidos
de série nesta nova versão do S60, que
passa a ser comercializada no mercado brasileiro, basta
excluir, em relação aos modelos mais graduados,
o Controle Dinâmico de Tração e
Estabilidade, o DSTC, e os faróis de milha que,
mesmo assim, podem ser solicitados como opcionais. Apenas
o câmbio automático geartronic, que permite
mudança de marchas manualmente, não está
disponível para esta também requintada
versão.













texto:
Ricardo Panessa

fotos: Divulgação

























APARÊNCIA ESGUIA




Beleza,
discrição e esportividade são harmoniosamente
dosados no S60


Quando visto pela lateral pela primeira vez, o design
do S60 pode enganar os olhos. Em princípio, nenhum
carro com um teto deste tipo pode acomodar confortavelmente
passageiros de maior estatura no assento traseiro. Ledo
engano. No S60 o assento traseiro é suficientemente
amplo e o espaço para a cabeça é
mais generoso do que as aparências sugerem. O
assento traseiro é projetado de forma a acomodar
passageiros de bom tamanho de maneira segura e confortável.


O compartimento interno com a sua grande área
envidraçada é bem iluminado e arejado,
e concilia as linhas de um coupé com a facilidade
de entrada e o espaço de um sedã. O modelo
concilia harmonicamente frente e traseira com forte
apelo esportivo. Isso foi conseguido pela inclinação
da parte traseira, prosseguindo para a frente, criando
mais espaço no interior para os passageiros do
banco traseiro. O teto e o pára-brisa foram puxados
para a frente, avançando a posição
do motorista. Isso confere uma excelente visibilidade
através do amplo pára-brisa, com todos
os instrumentos e controles no campo direto de visão
e confortavelmente ao alcance da mão.


voltar






















CONFORTO DE CARRO
GRANDE


Ênfase na esportividade não
compromete alto nível de conforto interno




Como outros modelos da marca, o Volvo S60 2.0T consegue
harmonizar praticamente todos os itens de conforto interno
com características esportivas, como desempenho
e boa dirigibilidade.


Embora seja um sedã, o carro transmite personalidade
esportiva logo que o motorista se posiciona ao volante.
Projetado para privilegiar sua condução
e controle, o modelo tem um forte foco no motorista.
Por isso, os assentos, totalmente revestidos em couro,
oferecem conforto de poltronas de sala de estar. Eles
foram especialmente desenvolvidos tendo em mente a sensação
de esportividade, e proporcionam um generoso apoio lateral.


No interior superfícies planas combinam com
formas abauladas, conferindo ao carro uma impressão
de robustez, sendo a esportividade salientada pelo completíssimo
painel de instrumentos, pelas laterais das portas e
pelo console central, que possuem a mesma linha. Como
se espera de um modelo de luxo, o S60 oferece todas
as características de praticidade como, por exemplo,
cabide para paletós no apoio de cabeça
do passageiro, porta-copos dianteiros e traseiros, suporte
para saco de lixo no banco traseiro e uma série
de práticos compartimentos porta-objetos. Sem
contar, é claro, com ar-condicionado controlado
eletronicamente com temperaturas diferenciadas para
cada lado do carro, cruise-control, computador de bordo
e controle do sistema de som no volante da direção.


voltar






















MOTOR ELÁSTICO

Silencioso como uma catedral, motor oferece
180 cavalos de potência




O S60 2.0T é equipado com motor de 2.0 litros,
com turbo de média pressão, com mais que
suficientes 180 cv de potência a 5300 rpm. O turbo
garante respostas rápidas e boa potência
não apenas em baixas rotações,
mas também em altas velocidades. Este propulsor
leva o S60 2.0T a acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos.


Durante o teste-drive, viajando de São Paulo
ao Rio de Janeiro, ida e volta, pela Via Dutra, o S60
comportou-se exemplarmente, acelerando com vigor em
todas as faixas de rotação do motor, freiando
sem susto mesmo sobre pisos ondulados, e fazendo curvas
de alta velocidade com total segurança.


Utilizando o acelerador com total liberdade durante
a viagem, o S60 2.0T percorreu apenas 5,6 quilômetros
com cada litro de gasolina, o que não chega a
ser uma marca ruim, já que o segundo estágio
do acelerador não foi poupado em nenhum momento.
Mesmo equipado com transmissão automática
tradicional, de cinco velocidades, é difícil
conduzir o S60 sem abusar do acelerador, das arrancadas
esportivas e das curvas mais ousadas. Nessa condição,
as suspensões desse requintado sedãa deram
mostras de ser o “calcanhar de Aquiles” do
modelo. Perfeitas sobre estradas bem pavimentadas, é
trepidante e barulhenta curvando sobre pisos irregulares.


voltar






















ESPORTIVO FAMILIAR

Silhueta dinâmica dissimula qualidades
para a família


O motor tem só 180 cavalos, mas é suficiente
para liberar potência e torque de sobra para conduções
mais "alegres". A posição de
dirigir e os comandos ergonomicamente dispostos também
conferem ao S60 um certo "ar" esportivo. Mas,
embora projetado para concorrer principalmente contra
a BMW na categoria dos sedans esportivos, ou seja, um
carro com inclinações mais "nervosas",
o S60 2.0T está mais para o perfil de uma Mercedes-Benz,
privilegiando uma direção mais calma e
descontraída, em detrimento de um caráter
mais esportivo.


A grande vantagem deste comportamento não tão
esportivo é a excelente qualidade de rodagem
conseguida. O S60 é realmente muito confortável
e, ao meu ver, vale à pena abdicar de um pouco
de esportividade para ganhar em conforto, e também
status, visto o deplorável estado de nossas ruas
e estradas.


voltar








Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors