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Nissan Kait quer o mesmo cliente do Honda WR-V

SUVs de entrada das marcas japonesas estão de olho naqueles que procuram espaço e não fazem questão de motor turbo

por Marcelo Monegato

Nissan Kait e Honda WR-V acabam de estrear no mercado brasileiro de olho no mesmo cliente: aquele que faz questão de um SUV com bom espaço interno e porta-malas generoso, e que não liga a mínima para um motor turbo, privilegiando o conforto de um propulsor aspirado. Caso se encaixe neste perfil, essa reportagem é pra você!

Kait e WR-V apostam no espaço interno





O espaço interno é, sem dúvida, o trunfo tanto do Kait como do WR-V. O Nissan chega com 4,30 metros de comprimento, sendo 2,61 metros de distância entre os eixos, 1,76 metro de largura e 1,61 metro de altura. O Honda tem medidas próximas, porém mais generosas, com 4,32 metros de comprimento, 2,65 metros de entre-eixos, 1,77 metro de largura e 1,69 metro de altura.
Comparando com outros rivais diretos, o Renault Kardian é o que mais se aproxima: tem 4,11 metros de comprimento, 2,61 metros de distância entre os eixos, 1,75 metro de largura e 1,59 metro de altura.




Volkswagen Tera (4,15 metros de comprimento, 2,56 metros de entre-eixos, 1,77 metro de largura e 1,50 metro de altura) e Fiat Pulse (4,09 metros de comprimento, 2,53 metros de entre-eixos, 1,77 metro de largura e 1,55 metro de altura) acabam ficando mais distantes de Kait 2026 e WR-V 2026 no quesito espaço interno.

Kait e WR-V têm os maiores porta-malas da categoria

A capacidade do porta-malas é outro ponto que quem compra carro por medidas vai gostar no Kait e no WR-V. Enquanto o Nissan leva até 432 litros, o Honda bate nos 458 litros. Com relação aos adversários, a vantagem continua: o Tera leva 350 litros, o Pulse acomoda 370 litros e o Kardian tem capacidade para 410 litros.
Também diante de veículos de segmentos superiores, Nissan Kait e Honda WR-V levam vantagem. O Volkswagen T-Cross, SUV mais vendido do Brasil em 2024 e em 2025, tem porta-malas para 373 litros. Já o Hyundai Creta, carro de passeio mais vendido no varejo em 2023, 2024 e que tem tudo para ser o líder novamente em 2025, leva até 433 litros (1 litro a mais que o Kait).
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Nissan e Honda mantêm as fichas nos aspirados de quatro cilindros

Enquanto Volkswagen, Fiat e Renault apostam nos motores turbo de três cilindros para Tera, Pulse e Kardian, respectivamente, Nissan e Honda mantêm todas as fichas nos blocos aspirados de quatro cilindros.
Conversando com pessoas ligadas às marcas de origem japonesa, a justificativa é que ainda existem muitos consumidores que preferem a suavidade e conforto do motor aspirado ao torque máximo em baixas rotações dos propulsores turbo.
No caso do Kait, o motor é o conhecido 1.6 16V flex de até 113 cv de potência máxima (etanol/gasolina) a 5.600 rpm e torque de 15,2 kgfm (etanol)/14,9 kgfm (gasolina) a 4.000 rpm. Já o WR-V tem motor 1.5 16V flex de 126 cv de potência máxima (etanol/gasolina) a 6.200 rpm e torque de 15,8 kgfm (etanol)/15,5 kgfm (gasolina) a 4.600 rpm. Nos dois casos, o câmbio é o mesmo: automático do tipo CVT (continuamente variável), que simula sete marchas.
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