Carro de Papai Noel: veja o melhor para levar presentes

Selecionamos os modelos mais usuais para você bancar o Bom Velhinho no dia 25 de dezembro; escolha o seu!
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Carro de Papai Noel: veja o melhor para levar presentes
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Nesta época do ano as ruas estão abarrotadas e o trânsito chega próximo do infernal. Alguns motoristas chegam a esquecer que há espírito natalino e incorporam outros. O WebMotors separou alguns modelos, por categoria, que podem transformar você em um verdadeiro Papai Noel. Entre os critérios para elencar os eleitos na modalidade Natal o principal é o tamanho do porta-malas. Para desempatar, recorremos à economia do combustível, que se reflete em maior autonomia e em mais lugares para entregar os presentes. Para aprofundar mais a sua pesquisa natalina, em quase todos os modelos citados estão links que direcionam para os nossos testes. Na relação estão só os automóveis fabricados no Brasil e Mercosul.

Para o Noel principiante hatches de entrada - Nesta categoria, o melhor carro para entregar presentes é o Fiat Mille. Ele tem um porta-malas de 290 l e oferece maior economia de combustível perante o Palio, que também tem o mesmo volume no compartimento de carga. Já o Volkswagen Gol perde por pouco em volume de compartimento de carga. Ele leva 285 l de bagagem, assim como o seu antecessor. O novo Ka oferece um porta-malas de 263 l, Chevrolet Celta de 260 l e os Peugeot 206 e 207 de 245 l.

Papai Premium compacto - Nesta categoria, hatches premium, nenhum modelo consegue levar 320 l como o Renault Sandero. Os únicos que se aproximaram dele foram o Ford Fiesta e o Citroën C3, que marcam 305 l. Ainda no critério da bagagem, o Fiat Punto registra uma capacidade para levar 280 l e o Chevrolet Corsa e o Volkswagen Fox, ambos, 260 l.

Hatches médios - Nesta categoria, quem leva mais presente é o Peugeot 307, com seu porta-malas de 420 l. Em segundo lugar aparece o Fiat Stilo, com 380 l, seguido por Chevrolet Astra, com 370 l. O Ford Focus Hatch conta com uma capacidade de 350 l, o Chevrolet Vectra GT, com 345 l, e o Volkswagen Golf, com 330 l.

Sedãs de entrada - Este é um segmento que sempre foi bem visto no Brasil e tem uma concorrência bem acirrada. O menor da categoria é o do Chevrolet Classic. Antiquado ele só leva 390 l, algo bem longe dos Renault Logan e Clio, que apresentam capacidade para 510 l. O Fiat Siena encosta nos franceses e registra um compartimento de 500 l. O novo Peugeot Passion 207 tem 420 l, o Voyage 480 l e o Prisma 439 l. Troféu “Santa Claus” para o Logan, que em sua versão equipada com motor 1,6-litro faz 9 km/l quando abastecido a álcool, enquanto o Clio Sedan faz 8,6 km/l com o mesmo combustível.

Os médios - Assim como a categoria de entrada, esta também é bem concorrida. Vale dar uma passada pelo teste comparativo entre eles. A chegada do novo Focus movimentou este segmento em 2008, assim como a vinda do Linea e do novo Corolla. Apesar disso, quem segue na liderança no volume de vendas é o Honda Civic. O Chevrolet Vectra leva no porta-malas 526 l. Como o Focus Sedan tem a mesma capacidade de porta-malas, há empate técnico entre os dois, que o modelo da Ford vence por ter um consumo menor. A Ford divulga 11,2 km/l na cidade com gasolina. Já o Vectra marca, também de acordo com a norma NBR 7025, 10,1 km/l nas mesmas condições. Já o Renault Mégane garante um volume de 520 l, o Peugeot 307, 515 l, o Fiat Linea, 500 l e C4 Pallas 513 l. Entre os japoneses Corolla e Civic quem leva a vantagem é o Toyota, com 437 l. Já o sedã da Honda consegue levar até 340 l. Como utilizamos no critério da seleção natural natalina os carros fabricados no Mercosul, os sedãs grandes não entram na lista dos candidatos.

Peruas compactas para o Noel - Entre as pequenas fabricadas no Brasil e no Mercosul estão: Palio Weekend 460 l, Parati 437 l, SpaceFox 430 l e Peugeot 207 SW 313 l. Vitória isolada para o carro da marca italiana.

Peruas médias - No caso das peruas médias, entra na lista do Mercosul apenas a Renault Grand Tour. O carro da marca francesa leva 520 l.

Minivans pequenas - O novo Honda Fit ficou mais parrudo, mas não lidera no tamanho do porta-malas. A única consideração que pode ser levada em conta para ele se favorecer é sua versatilidade. Com os bancos rebatidos é possível carregar uma bicicleta, vasos de plantas e até objetos de 1,2 m, ou seja, todo tipo de presente. Mas o Chevrolet Meriva é o carro do Papai Noel neste ranking: ele consegue levar 390 l, contra 384 l do automóvel da Honda. O último das minivans é o Fiat Idea, que registra um porta-malas de 380 l.

Minivans médias - A Chevrolet Zafira, com seus sete bancos, carrega só 150 l. Em todo caso, os bancos traseiros só são acionados em caso de emergência, o que eleva seu porta-malas, com os mesmos cinco lugares das concorrentes, a 600 l. É o carro do Papai Noel entre as minivans médias, seguida pela Citroën Picasso, com 550 l. A sua compatriota, a Renault Scénic, carrega um volume de até 410 l no porta-malas.

Colaborou Gustavo Henrique Ruffo


Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta dos mais vendidos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Volkswagen Gol

Fiat Mille

Fiat Palio

Honda Civic

Chevrolet Celta

Leia também:

SEGREDO! - Renaultsport Mégane Coupé nasce em Genebra

SEGREDO! - Mercedes-Benz CLK estreará em Genebra

SEGREDO! - BMW Z4 terá capota rígida retrátil

SEGREDO - Outlander adota nova dianteira da Mitsubishi

SEGREDO-Segunda geração do Fiat Doblò chega em 2010
Maybach Exelero está à venda por € 5 milhões

D&H Falen, demônio escocês de 800 cv

Ronn Scorpion

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors