Entrevista: volta rápida com Bruno Senna

“Bugatti eb110 e Porsche Carrera GT me dão arrepio até hoje”
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Entrevista: volta rápida com Bruno Senna
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Foi preciso muita determinação para Bruno Senna levar adiante a paixão por automobilismo desde que seu tio, Ayrton Senna, perdeu a vida no GP de Ímola, na Itália. Bruno sabia que enfrentaria muita oposição dentro de casa – especialmente do pai de Ayrton –, além de cobranças, comparações e expectativas fora dela, por parte da mídia mundial e dos fãs do piloto consagrado.


Depois de um longo tempo sem qualquer atividade nas pistas – entre a morte de Ayrton em 1994 e o final de 2004–, o piloto de 29 anos começou uma tardia, e, portanto, mais difícil retomada da carreira.


Sem sequer passar pela escola básica do kart, Bruno entrou direto na competitiva Fórmula 3 inglesa em 2005, subindo para GP2, em 2007, até experimentar a Fórmula 1 pela primeira vez em 2008, ocasião em que surpreendeu a equipe Honda ao terminar sua primeira sessão de testes na categoria a apenas 2 décimos do experiente Jenson Button. Com apenas sete anos de estrada, Bruno vem encarando adversários com quilometragem várias vezes superior a dele.


Atual piloto da equipe Williams, Bruno fez de Mônaco uma parada rápida para dividir algumas de suas experiências ao volante com a WebMotors:


Paixão por automobilismo

É difícil explicar como é apaixonante correr. A adrenalina da velocidade se junta com o desafio de estar no limite o tempo todo e, ainda por cima, a paixão pela máquina tornam o automobilismo algo extremamente atraente para mim. Geralmente, quando estou totalmente concentrado no carro de corrida, a sensação é de paz e confiança total.


Pesos e as alegrias de ser um Senna

Para mim é sempre um privilégio poder ter o Ayrton como minha grande referência e inspiração. A pressão sempre foi grande, mas me fez crescer muito.


Preparo físico

Eu tenho sorte com a dieta, já que não tenho tendência a engordar, mas sempre faço muito treinamento físico na academia, na bicicleta e no mar. No esporte, a parte física é tão importante quanto a parte psicológica.


Ritual antes de cada corrida

Somente algumas palavras com Deus sempre que entro no carro.


Primeiro carro

Foi um Audi S3 preto. Me diverti bastante com ele.


Carro atual

Hoje em dia tenho um Polo GTI com câmbio DSG. É perfeito para Mônaco e muito divertido de brincar, já que é leve e potente.


Carro dos sonhos

Carros como o Bugatti eb110 e Porsche Carrera GT me dão arrepio até hoje, porque foram carros que sempre quis pilotar, e são lindos.


Experiências de piloto de corrida x direção no dia a dia

Um ótimo piloto não é necessariamente um bom motorista, mas com certeza a experiência com os carros de corrida na pista é muito importante para mim como motorista, já que sempre estou naturalmente preparado pra qualquer problema. Mas a verdadeira lição que a pista nos ensina é que temos sempre de estar focados no ato de dirigir para nossa própria segurança.


Dirigir nas ruas de Mônico x dirigir no Brasil

Acho muito legal que em Mônaco os motoristas sempre dão preferência aos pedestres. Em geral, o trânsito em Mônaco é muito mais tranquilo que em São Paulo. No Brasil, gosto do fato de haver intolerância à direção após beber qualquer quantidade de álcool. Mas o trânsito em São Paulo é muito agressivo, e a perigosa mistura de tráfego intenso e motos passando entre os carros em alta velocidade é uma cultura que precisa mudar.


Trilha sonora no carro

Eu sempre tenho bastante música eletrônica no carro. Em geral trance progressivo e house são meus favoritos.


Como se tornar um piloto de teste?

É claro que destreza ao volante é um fator vital para ser piloto de testes, mas muitas vezes cursos de pilotagem são muito úteis para revelar as próprias habilidades e melhorar o conhecimento da máquina. Algo muito importante para alguém que quer trabalhar com carros é conhecer intrinsecamente o funcionamento e as dinâmicas envolvidas em um veículo.


_______________



_______________________________


O melhor classificado de carros e motos do Brasil tem também a avaliação mais completa. Com a Tabela Fipe / WebMotors você sabe o menor, maior e preço médio do veículo no Brasil e em sua região. Avalie agora mesmo para fazer uma boa compra ou venda do seu carro ou moto.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors