Fatos de 2019: Ford fechada, lançamentos e recalls

Fábrica da Ford foi fechada e carros saíram de linha. Lançamentos e recalls polêmicos marcaram segundo semestre

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Fatos de 2019: Ford fechada, lançamentos e recalls
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O ano de 2019 foi marcado por alguns fatos na indústria automotiva. Como não podemos relembrar todos eles, separamos os mais importantes. Aproveite o último dia do ano para acompanhar essa retrospectiva feita com exclusividade pela equipe do WM1.

Ford encerra atividades em São Bernardo

Depois de 52 anos de produção ininterrupta, a fábrica da Ford em São Bernardo do Campo fechou as portas em outubro deste ano. A motivação para a decisão aconteceu após uma reorganização global da empresa, que agora foca em SUVs, picapes e utilitários.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Ford New Fiesta 2018 Titanium Plus vermelho dentro de um túnel
Ford Fiesta teve vida longa no Brasil, desde que virou nacional, nos anos 1990, para competir com o Volkswagen Gol
Crédito: Divulgação
toggle button

Antes disso, em julho, a marca já havia encerrado a produção do Fiesta e demitido 750 funcionários. Após o último dia de produção, a marca dispensou mais 600 colaboradores. O Focus, importado da Argentina, foi outro modelo a sair de linha, tanto sedã como hatch. Por fim, a marca também abandonou o segmento de caminhões na América do Sul.

Setembro quente

Dois sedãs médios e dois compactos populares foram lançados em setembro. Começando pelos carros maiores, Toyota Corolla e Kia Cerato ganharam novidades. Ambas as marcas lançaram novas gerações.

Toyota Corolla Altis Hybrid de frente na garagem
Toyota Corolla Altis Hybrid promete ótimo consumo de combustível a R$ 124.990
Crédito: Divulgação
toggle button

O líder de mercado se tornou o primeiro carro híbrido flex do mundo ao combinar o motor 1.8 de ciclo atkinson de 101 cv de potência e 14,5 kgf.m de torque com um propulsor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. Já o Cerato ganhou o motor 2.0 flex de 167 cv e 20,6 kgf.m de torque com etanol sempre conectado ao câmbio automático de seis marchas.

A Hyundai aproveitou para lançar a nova geração da família HB20. A grande novidade, sem sombra de dúvidas, ficou para o motor 1.0 turbo que finalmente ganhou injeção direta de combustível. No entanto, novos itens também chamaram a atenção, mas nem tanto quanto o concorrente.

Onix Plus, Virtus e HB20S em uma praça
Ordem do comparativo vai se desenhando... Onix Plus, Virtus e HB20S?
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

A Chevrolet mudou o nome do Prisma para Onix Plus na nova geração. O modelo chegou causando grande expectativa, já que além de motor 1.0 turbo, ganhou diversos itens de série, como seis airbags, mas manteve o custo da geração anterior. Porém, nem tudo foi flor para a marca.

Recalls polêmicos

Os recalls também marcaram a vida do Onix Plus. No primeiro caso, a Chevrolet precisou convocar basicamente todas as unidades produzidas e vendidas para voltar as concessionárias e atualizar o software de gerenciamento do motor. Havia risco de incêndio e duas unidades provaram isso.

Porém, mais tarde, a marca precisou chamar 30 mil unidades para arrumar a tubulação de combustível que poderia vazar. Além disso, algumas unidades apresentaram defeitos adicionais no controle de tração, nos limpadores do para-brisa e até mesmo na bomba d'água.

No entanto, não foi só a Chevrolet que sofreu com isso. A BMW precisou chamar a nova geração do Série 3 para trocar o conjunto do motor por completo. Tudo por conta de um possível desgaste prematuro da bronzina do eixo de balanceamento do motor.

Comentários