Hydron Concept Sport Utility foi o vencedor

Inspirado no Renault Type, projeto ganha concurso da marca
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Hydron Concept Sport Utility foi o vencedor
Adriana Bernardino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

No café-da-manhã, ele rabisca carros incríveis. Um deles, cedo ou tarde, vai sair de uma garagem escura da imaginação para as ruas. No almoço, as tentativas se repetem, o lápis acelera pela direita, esquerda em curvas acrobáticas. São tentativas feitas não apenas de intuição, mas de estudo exaustivo. No café-da-tarde, no jantar, na faculdade, nos finais de semanas, prossegue a rotina que poderá, talvez um dia, revelar um conceito.

E revelou. O caminho profissional no segmento automotivo começou cedo, mas não com facilidade, para o vencedor do concurso “Meu Primeiro Renault”, Álvaro Lucena Fernandes, 31, promovido pela marca para estudantes universitários.

“Como não ganhava o suficiente para pagar a faculdade de desenho industrial, resolvi ter outra formação, conseguir um emprego melhor e, então, ter condições de pagar o curso dos meus sonhos”, diz Álvaro, que se tornou técnico de manutenção.

Há dois anos e meio, o estudante comemora estar cursando Desenho Industrial na faculdade Mackenzie, em São Paulo. E vai começar tudo de novo, do início: Álvaro foi premiado com um estágio na Renault Design América Latina RDAL. Se ele se sente incomodado de ser estagiário aos 31 anos? “Estou ansioso para aprender, essa é a maior vantagem!”

O projeto foi batizado como Hydron Concept Sport Utility e está exposto no 25º Salão do Automóvel. “Para o concurso “Meu Primeiro Reanult” me inspirei em um dos primeiros modelos do século XX, o Renault Type. Com base nesse conceito, apliquei tecnologias mais modernas e uma série de inovações”, revela o estudante.

O projeto foi coordenado pelo professor Eugenio Weishaupt Ruiz, do curso de Desenho Industrial, que não se diz surpreso com o resultado. “Na área de Design, a universidade sempre participou de vários concursos do segmento automotivo; não é surpresa para nós chegarmos até a fase final, pois temos sempre o apoio das instâncias superiores da universidade”, diz.

Agora, a próxima conquista almejada por Álvaro é trabalhar na área. “Meu hobby é criar, ler, pesquisar, acompanhar tudo sobre desing de carro, especialmente os conceitos. Por isso, sou louco para trabalhar no segmento. Lutei muito para chegar até aqui e estou muito feliz com o resultado do concurso”, desabafa o vencedor.

Hydron Concept Sport Utility

O projeto vencedor, Hydron Concept Sport Utility, foi inspirado no Renault Type. O objetivo do exterior desenhado em linhas harmônicas foi remeter à fluidez e elegância.

Adotando conceitos sustentáveis, usa como fonte de energia hidrogênio e luz solar, convertidas em energia elétrica por meio de células combustíveis que abastecem baterias alimentadoras dos quatro atuadores tracionários independentes em cada roda.

O hidrogênio é armazenado em cilindros composto com nanofibras de carbono, possibilitando maior autonomia. As suspensões indutivas podem ser uma grande inovação tecnológica do Hydron, pois em conjunto com sensores de terreno instalados ao redor do chassis, fazem a leitura do solo, convertendo os pontos altos e baixos em sinais eletromagnéticos, o que possibilita mais conforto aos passageiros.

Meu Primeiro Renault

O projeto “Meu Primeiro Renault” é desenvolvido pelo Renault Design América Latina RDAL, estúdio de estilo da marca inaugurado em abril deste ano, em São Paulo, com o objetivo de disseminar a cultura do design no país e envolveu alunos de design do Mackenzie, FAAP, Senac SP, Facamp e Positivo.


__________________________

Confira mais reportagens do canal Meu Primeiro Carro

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors