Prática de véspera de exame prático do Detran

Suco de maracujá, óleo essencial de lavanda e muita intimidade com o medo
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Prática de véspera de exame prático do Detran
Andréia Jodorovi
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Depois do desafio proposto pelo site WebMotors e Clínica Escola Cecília Bellina completar quase um ano, finalmente cheguei ao exame prático. Enquanto você lê este texto, eu estarei, provavelmente, sentada ao lado de um examinador do Detran. Será um momento angustiante? Não sei. Mas antecipá-lo em pensamento é.

Fui tão bem nas últimas 20 aulas que considerei a hipótese de não ter com o que me preocupar hoje. Acho que subestimei o meu medo. Segunda-feira 6, mostrei uma ansiedade incomum nas aulas de volante. Parecia que outro ser, ainda mais amedrontado do que eu, quisesse passar uma temporada em mim. Fiz o que pude para fugir dele.

Ontem, porém, depois de haver recebido toda a ajuda exterior técnica e psicológica para o momento do exame, entendi que eu precisava dar o passo seguinte sozinha: deveria, como sugere a especialista em medo de dirigir Cecília Bellina, criar intimidade com ele. Além do suco de maracujá, de óleo essencial de lavanda no assoalho, grãos de mostarda no porta-trecos, a prática que escolhi para fazer isso é conhecida como antar mouna silêncio interior, uma das mais importantes do yoga confira detalhes no blog Coragem de Dirigir.

Segundo esta prática, o segredo está em não rejeitar os conteúdos da mente, em vez disso aceitá-los como uma testemunha imparcial. É só pela aceitação das experiências e reações da mente que podemos aprender a controlá-la, substituindo os padrões de comportamento negativos por outros que nos façam feliz.

Eu queria mesmo ver os meus medos de dirigir e de fazer o exame bem de perto, conhecer seus condicionamentos mais profundos, mergulhar neles como quem desliza em onda de mar, já que tentar contê-la é um trauma salgado que entra pelo nariz e faz engasgar há quanto tempo seu medo de dirigir está entalado na garganta?.

Prática de véspera de exame prático

Para purificar a consciência do trauma de dirigir e substituí-lo por coragem, são necessários, de acordo como antar mouna, 10 passos: observar, acessar, evocar, reviver, esgotar, compreender, purificar, reprogramar, esvaziar e meditar.

Relato apenas meu primeiro passo. Os próximos e a experiência do exame você pode acompanhar hoje à tarde no blog.

A observação do medo trouxe, de início, o medo do julgamento das pessoas que ficam olhando enquanto você faz o teste. Observei a inutilidade desse pensamento de ego. a inutilidade de julgar um pensamento de ego; observei a inutilidade de todos os julgamentos.

Em seguida, observei o medo de errar. Medo de uma reprovação maior do que a reprovação do exame. Medo de sentir medo. Medo de sentir vergonha. Medo de uma aparição vergonhosa. Observei: precupar-se com o olhar do outro é como andar com um chiclete grudado na sola do sapato.

Depois de quase trinta minutos de exercício, subindo e descendo nessa montanha russa, uma imagem pôde enfim de se transformar. Olho para possíveis rostos que me assistem errando. Olho. Encontro um rosto de sarcasmo, é um homem. Ele se parece comigo em cor de pele e de olhos. Enfim, meu medo se revelava em conteúdo e forma: eu mesma, sarcástica, risonha, intolerante.

Ainda nessa cena, desço do carro estacionado. Deixo o examinador me olhando com cara de examinador. Caminho até o homem-parecido-comigo e o abraço. Tão forte, tão forte que ele ri. Não é de sarcasmo, mas de amor que só aceita.

Apoio: Clínica Escola Cecília Bellina: www.ceciliabellina.com.br

____________________________
Leia também:

Coragem de dirigir: o desafio

Internauta enfrenta Cecília Bellina, a mulher-carro

Terapia comportamental dá empurrão para assumir o volante

Psicotécnico: dá para piorar?

Aprender a guiar sob críticas da família, principalmente

Etapa teórica pode ser tão desafiante quanto encarar as ruas

Nunca viu? Coragem de dirigir começa com coragem de ignorar olhares alheios

Pré-requisitos para perder o medo de dirigir

TOC a mais na hora de assumir o volante


Segredos e medos que o medo de dirigir pode revelar

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors