Puma GTB S1: um automóvel bonito, esportivo e agressivo

Inspirado nas linhas do Mustang 67 fastback, sua dianteira agressiva não é lá muito aerodinâmica, mas é bonita
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. Puma GTB S1: um automóvel bonito, esportivo e agressivo
Antigo Motors
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O ano é 1979. As portas para importação de carros estavam fechadas havia alguns anos e a crise do petróleo parecia controlada. O sonho de consumo dos jovens eram os carros esportivos e agressivos. A fabricante nacional Puma Veículos e Motores resolve investir nesse segmento com o Puma GTB.

“O modelo S1 da Puma GTB é o mais raro entre os exemplares da marca”, dizem os especialistas. O que dizer então do carro no. 702, o último a sair da linha de montagem que o Portal Antigo Motors encontrou em São Caetano do Sul? Impecável.

“Eu rasguei o documento de venda do carro. Nem adianta tentar comprá-lo de mim”, diz bem humorado o seu atual motorista. Modelo 95% original, este era um sonho de adolescente que se realizou três décadas depois. “Quando foi lançado, era o esportivo mais caro. Não tinha condições de comprar”, conta. Na ocasião de seu lançamento chegou a ser o segundo auto mais caro, perdendo apenas para o Ford Landau, o carro dos presidentes.

Inspirado nas linhas do Mustang 67 fastback, sua dianteira agressiva não é lá muito aerodinâmica, mas é bonita. Devido a crise do petróleo o seguimento de pony cars foi deixado de lado, mas havia um público ávido por este produto. A produção era praticamente artesanal, o que financeiramente inviabilizava o projeto em maior escala.

O conjunto esportivo contava também com mecânica favorável. “O sucesso do S1 é porque poucos carros fora de linha nacionais não possuíam motor Volks a ar, o que limitava a potência. A escolha foi por um GM”, explica consultor Portal Antigo Motors. Este exemplar é 4.1 com motor 6 cilindros do Opala.

A procura pelo modelo original estava complicada pela raridade do carro. Até que numa sexta-feira, como de hábito, entrou na internet para pesquisar. E um vendedor de Minas Gerais havia postado o anúncio há poucos minutos. O atual motorista de São Caetano do Sul ligou e pediu algumas fotos. O vendedor mandou logo 40. Sem dúvida, foi buscar o carro no dia seguinte.

Chamou um amigo para a aventura de 600 km. “O rapaz precisava vender o carro para quitar um imóvel, mas era claro que tinha estima pelo Puma. Muito bem preservado, original. Antes de me entregar o carro, deu a última volta. Saiu rasgando e meu coração foi junto. Imagina! Nem tinha assinado o documento ainda”, comenta aos risos.

De quando o comprou, apenas a tapeçaria precisava ser refeita porque não era original. E essa é uma história das coincidências da vida. “Estava procurando o conjunto de bancos originais há muitos meses e nada. Até que contando a um amigo que estava desistindo de encontrar não é que ele tinha um conjunto lá sobrando? Tinha refeito um Puma havia 15 anos e o conjunto ficou guardado, praticamente esquecido. Ganhei de presente”, comemora.

Bem moderno para a época, o interior é de muito bom gosto e em couro. Painel com diversos instrumentos bem visíveis, como conta-giros, voltímetro e termômetro de óleo, e detalhes com o logo da fabricante no volante e manopla do câmbio. As rodas é um diferencial bastante apreciado, pois eram modelos exclusivos e pneus até então inéditos no mercado brasileiro. “Era um carro que correspondia às expectativas fazendo jus ao preço. Potente, visual agressivo e bonito”, afirma parceiro Portal Antigo Motors.

Da série GTB foram feitos os modelos S1 e S2, que ainda viveram num ambiente comercial favorável. Mas os seguintes, AMV, passaram a sofrer com a abertura do mercado para carros importados e infelizmente pouco tempo depois a empresa fechou as portas.

“A mecânica estava boa, até o mecânico se espantou. Não precisava, mas pedi para trocar algumas coisas porque eu queria o carro para curtir”. .. e curte mesmo! Bateu nos 180km num dia bem tranquilo na estrada, disse que foi o máximo que chegou. Tudo bem, mas na próxima convida nossa equipe para essa voltinha.

Agradecimentos aos amigos Ronaldo Penin e Heraldo Bella.
Veja mais fotos exclusivas deste Puma e outras informações sobre carros antigos noPortal Antigo Motors.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors.



Gosta de superesportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Audi R8

Lamborghini Gallardo

Ferrari F430

Porsche 911

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors