A saga de um Opala: de volta às ruas!

Acompanhe o último estágio da reforma desse saudoso Chevrolet
  1. Home
  2. Cultura WM1
  3. A saga de um Opala: de volta às ruas!
Marcos Camargo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Depois de nove meses de trabalho, com o envolvimento de mecânicos, funileiros, pintores e tapeceiros, o personagem da nossa saga, o Opala Comodoro 1979 leia aqui a parte 1, a parte 2, a parte 3, a parte 4 e a parte 5 desta história, finalmente está pronto para voltar às ruas.

Após a pintura na cor verde Olinda conforme especificações originais, o carro ficou cerca de 30 dias aguardando as reações da tinta sobre a lata tratada. Poucos profissionais adotam essa prática, mas ela é necessária para conferir a adesão da pintura à lataria do veículo antigo. No caso do Opala, uma folha de porta não reagiu bem e teve que ser trocada por outra nova.

Em seguida, o delicado processo de montagem das borrachas novas, frisos, molduras, emblemas e uma infinidade de detalhes foi concluído com muita paciência. O motor, que foi retirado para pintura do cofre e da parte interna do capô, foi recolocado e os coxins que assentam a estrutura do bloco foram também substituídos. A robustez da mecânica do Opala provou sua qualidade. Assim que o motor foi montado, funcionou na primeira tentativa, após oito meses parado.

Depois, o carro foi levado ao tapeceiro para aplicar as forrações internas e o carpete, também na cor original marrom. Os bancos terão o acabamento original mantido. Com a montagem dos vidros, foi trocado o carpete e o forro do teto em courvin rugoso marrom escuro, igual ao original da época. O escapamento, que ainda era o original, fabricado em 1979, e já estava completamente podre, também teve que ser substituído.

Os frisos merecem destaque, já que renderam dias inteiros de trabalho para a equipe da M-10, responsável por todo o trabalho. Encontramos o kit de frisos inferiores estribo, mata-junta e pára-lamas, fabricado em alumínio pela Imecal, metalúrgica em SP. No entanto, a qualidade já não é a mesma dos tempos áureos do Opala e a aplicação foi cuidadosa e sem a mínima pressa, já que as peças entortam com muita facilidade. Fotos de outros Opalas e catálogos da época ajudaram a posicionar corretamente cada um dos frisos.

Por fim, detalhes como as guarnições de porta, os frisos do contorno do carro, emblemas e espelhos retrovisores deixaram o nosso saudoso Opala em estado impecável.

Na parte mecânica, o tanque foi esvaziado, lavado e seu conteúdo substituído por gasolina de alta octanagem. O óleo do motor também foi trocado, bem como o do diferencial e do câmbio. Depois de muito tempo parado, itens como embreagem, freios e parte elétrica também foram revisados para evitar que uma pane estrague um agradável passeio de domingo. Tudo em ordem, com elogios do mecânico para um carro com 28 anos de idade.

Para dar um brilho todo especial ao Opala, sua lata foi tratada com cera e polidores especiais da Meguiar´s, fabricante norte-americano de produtos para o cuidado de automóveis. A linha de produtos é fabricada sem uso de solventes, tudo à base de água. A oficina do bairro de Moema atende dezenas de automóveis antigos todos os meses e seu proprietário, João Lacerda, também antigomobilista, tem cuidado especial com automóveis clássicos.

Com o nosso Opala, o brilho teve reforço da cristalização e de outros cuidados com peças cromadas, vidros, motor e toda a parte interna. Colecionadores como Paul Gregson autor do livro sobre a história do Maverick levam seus carros para receber um acabamento todo especial na Meguiar´s.

Agora, para ver o resultado final da Saga do Opala, compareça aos principais encontros de carros antigos e confira de perto o resultado desse trabalho dedicado, paciente e verdadeiramente artístico.

Contatos

M-10 Funilaria e Pintura de Automóveis
11 5894-3597
www.martelinhodez.com.br

Supimpa auto-peças especializada na linha Opala
11 5061-5251
www.supimpa.com.br

Meguiar´s Moema – centro de beleza automotiva
11 5531-0351
www.meguiarsmoema.com.br

Gosta de antigos raros?

Então veja abaixo as ofertas de preciosidades no WebMotors:

Veja ofertas dos carros citados na matéria:

Chevrolet Chevette

Chevrolet Opala

Dodge Le Baron

Dodge Magnum

Ford Maverick

Fiat 147

Ford Corcel II

Ford Landau

VW Passat

Leia também:

Saga de um veterano das ruas: Opala Comodoro

A saga de um Opala: parte II


A saga de um Opala: parte III

A saga de um Opala: parte IV

A saga de um Opala: o paraíso das peças

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors