Guia Compra – Renault Sandero

Dicas para comprar o hatch usado da Renault sem correr riscos. Criado na Romênia, o carro é o líder da marca francesa no Brasil

  1. Home
  2. Bolso
  3. Guia Compra – Renault Sandero
Mídia Motor
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Romeno-brasileiro. Ainda que poucos saibam, essa é de fato a "nacionalidade" do hatchback Sandero, fabricado pela Renault. Isso porque seu projeto foi desenvolvido em conjunto pela montadora e sua subsidiária romena, a Dácia.

Ele é primeiro automóvel mundial da marca francesa produzido fora da Europa e foi criado especialmente para mercados em desenvolvimento, como os da América Latina e do Leste Europeu.

Lançado em 2007, o Sandero foi baseado na plataforma B90, presente em modelos como o Renault Logan e o Clio III. No posicionamento mercadógico, o Sandero está posicionado entre o Logan, mais despojado, e o Clio III, cujos acabamentos internos são mais requintados, assim como uma lista de equipamentos de segurança e conforto bem maior e melhor. Pouco mais de um ano após seu lançamento, o Sandero ocupou a 17ª posição no ranking dos carros mais vendidos de 2008. Naquele ano, 39.631 unidades foram vendidas e no ano seguinte pouco mais de 49 mil.

Sua progressão no ranking nacional permaneceu ascendente. Em 2010, sua vendas cresceram a passos largos, alcançando a respeitavel marca de 68.836 carros vendidos. Em 2011, o modelo sofreu mudanças em sua estética. Um facelift na dianteira o deixou mais parecido com o Clio III europeu. Na prática, tais alterações parecem terem caído no gosto do brasileiro, já que neste mesmo ano, até o mês de novembro, 74.400 unidades foram comercializadas e seu posicionamento no ranking subiu para 12ª posição.

Além de qualidades como a posição alta para dirigir, interior simples, mas espaçoso e o porta-malas generoso para a categoria, outro fator foi determinante para o sucesso do Sandero: sua versão Stepway.

Lançado apenas um ano após a apresentação do Sandero no Brasil, a fábrica de Santo José dos Pinhais, Paraná, decidiu por encarar a forte concorrência no segmento dos "hatch aventureiros", como Citröen C3 XTR, Fiat Palio Weekeend, VW CrossFox, Ford Fiesta Trail e Gol Rally. 

A versão com visual off-road recebeu algumas modificações para transpor caminhos mais difíceis, como vias sem pavimentação. Sua distância do solo é de 185 mm e suas bitolas são maiores, sendo a dianteira com 1.504 mm e a traseira com 1.484 mm - 50 mm a mais que a versão "tranquila".

Ele conta ainda com apliques em plástico, estribos, rodas e pneus maiores e mais largos, o que lhe dá uma aparência mais encorpada. Completam o pacote itens como: pára-choques mais envolventes, rack de teto e faróis com máscara negra.

No que diz respeito a motorização, todas as versões do Sandero dispõem de tecnologia flexível em combustível. São três opções ao todo: 1.0 16V Hi-Flex com potência de 76 cv abastecido com gasolina e 77 cv com álcool; 1.6 16V Hi-Flex, desenvolvendo 107 cv abastecido com gasolina e 112 cv com álcool. Finalizando com a 1.6 8V Hi-Torque, que desenvolve entre 92 cv e 95 cv.

O índice de nacionalização do Sandero é de 90%, o que o torna altamente competitivo.

No que diz respeito ao mercado de usados, com valores à partir de R$ 20.690 é possível comprar um Sandero semi-novo. Para encontrar o seu, basta procurar aqui mesmo, no Webmotors.

O que você precisa saber para comprar um Renault Sandero usado

Recall 02/08/2011
Sandero equipado com motor 1.0 16V, identificados com numero de chassis entre 93YBSR6RHBJ662862 e 93YBSR7RHBJ694843.

Foi verificada a não conformidade no processo de produção de um lote específico das travas das válvulas de admissão e de escape do motor. A quebra das travas das válvulas do motor pode ocasionar danos aos componentes internos e conseqüente imobilização do veículo. Em casos extremos, pode causar transtornos ao cliente e até eventuais acidentes. A solução proposta pelo fabricante é substituição das travas de tais válvulas.




Gosta de Renault Sandero?


Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para este carro:

Renault Sandero

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors