Guia de compra - Daewoo Espero

Leia aqui dicas de como encontrar um bom exemplar deste popular sedã coreano!
  1. Home
  2. Bolso
  3. Guia de compra - Daewoo Espero
Alexandre Ramos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Ele tem direção hidráulica, ar-condicionado, antena elétrica, volante com regulagem de altura, travas elétricas e toca-fitas desde a versão básica. E as mais bem equipadas contam até mesmo com freios ABS e CD player. Estamos falando do Espero fala-se Éspero, um sedan de quatro portas fabricado na Coréia, que começou a chegar ao Brasil em 1994 e chegou a estar entre os dez carros importados mais vendidos no país.

O Espero nasceu de uma jogada ousada envolvendo a marca coreana e a Opel, braço europeu da General Motors, em 1987. A idéia inicial seria um projeto compartilhado entre as duas empresas, mas a Opel não topou. Então, usando a plataforma do Vectra aquele antigo, que foi produzido aqui no Brasil entre 1994 e 1996 e linhas criadas pelo famoso designer Bertone, o carro foi lançado em 1990, chegando posteriormente a ser exportado para vários países. O fato foi tão marcante que a joint-venture entre as duas empresas, que datava de 1972, acabou em 1992.

O Espero conta com a mesma motorização e mecânica do Vectra, um quatro cilindros de 2,0 litros, 110 cv a 5.400 rpm e torque de 17,0 kgfm a 2.800 rpm; assim como o mesmo coeficiente de penetração aerodinâmica, de 0,29. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,72 segundos e chega a quase 190 km/h exatos 189,6 km/h, de acordo com o teste publicado na revista Quatro Rodas número 421, de novembro de 1994.

Existem duas versões para o Espero comercializado no Brasil, que curiosamente diferem apenas por alguns detalhes estéticos e de acabamento e não pelo conteúdo de equipamentos de série. São elas a DLX e a CD ver quadro. Existe a opção de câmbio automático, de quatro velocidades, para ambas as versões. Ele foi importado entre os anos de 1994 e 1997 e não custava pouco: eram US$ 24.580 para o mais barato até US$ 30.060 para o mais caro.

O Espero, como todo carro coreano daquela fase, apresenta algumas restrições quando o assunto é acabamento. Além dos ruídos internos, provenientes dos painéis das portas e painel de instrumentos, alguns defeitos recorrentes chegam a irritar o proprietário, como travas e vidros elétricos que deixam de funcionar. A suspensão, que ganhou buchas mais reforçadas para rodar no Brasil, também merece atenção.

A maior vantagem do Espero reside na sua fantástica relação custo/benefício. Com grande quantidade de itens de série, que pode chegar até mesmo aos espelhos retrovisores externos com desembaçador, dependendo da versão, pode ser encontrado a partir de R$ 8.000 um CD ou DLX 1994, atingindo R$ 11.500 para um top de linha 1997.

Mas tudo tem um preço. A rede de concessionárias não existe mais. Apesar da maior parte dos componentes mecânicos se originarem do Vectra, existem outras peças que são exclusivas dele. As pastilhas dianteiras são um bom exemplo: existem três modelos diferentes para elas e somente um é igual ao do Vectra., As outras são exclusivas para o modelo coreano. Portanto, mais difíceis de encontrar, sem falar no preço.

Comprando um Espero usado

Embora num primeiro momento o Espero CD pareça ser o top de linha, isso não é bem verdade. Ambos podem ter como opcionais rodas de liga-leve, teto, ABS, CD player, pintura metálica etc. Para diferenciá-las, dê uma olhada nos faróis e piscas dianteiros: com prisma, é DLX; lentes lisas indicam que é um CD. Outra diferença está no desenho do pára-choque dianteiro, com grades bipartidas em cada lado no CD, que conta ainda com vidros elétricos traseiros na dianteira é de série em ambos e espelhos elétricos.

Justamente por causa disso é que a diferença de preço entre eles, no mercado de usados, não varia muito de acordo com a versão, mas sim com o estado geral do veículo. De qualquer forma as peças ainda podem ser encontradas na DM Motors do Brasil, em São Paulo 11-3675-2555. Em alguns casos ver quadro são até mais baratas que as usadas ou paralelas. E ainda por cima tem até promoção: a antena elétrica original do Espero pode ser adquirida a R$ 100.

Com relação aos problemas, não é com pouca freqüência que o regulador de voltagem dá dores de cabeça, ocasionando queima dos diodos do alternador ou descarga da bateria. Aliás, é um defeito comum também na linha Monza e Vectra, na versão antiga. Os freios “borrachudos” se constituem em mais um dos problemas oriundos da linha GM que deu origem ao Espero. O pedal do freio apresenta uma sensível perda de sensibilidade, como se houvesse a entrada de ar no sistema. Por essa razão, na hora da compra, não deixe de dar uma volta no veículo.

Com relação à cruzeta da coluna de direção, trata-se de... mais uma “herança” da linha GM! Esse defeito é existente até mesmo em modelos mais recentes, como na geração anterior à atual do Vectra, lançada em 1996. Uma folga nesse componente faz com que a impressão seja de terminais de direção problemáticos, se manifestando principalmente em pisos irregulares.

O vazamento de fluido da direção hidráulica também é um problema registrado em muitos Espero, ocorrendo principalmente na serpentina de refrigeração de fluido. Pode ser checado por meio de um exame na parte inferior do veículo.

Finalmente, o acionamento hidráulico da embreagem necessita de atenção. Embreagem dura, sem precisão, pode indicar problemas no disco ou platô; mas também pode demonstrar que há problemas no sistema hidráulico que assiste a embreagem.

Evite a aquisição de veículos com adaptações, muito comuns em carros importados e que apresentam dificuldades em encontrar certas peças. Essas “gambiarras” são encontradas justamente no sistema de escape, sistema hidráulico de embreagem e suspensões. Boa sorte!

Gosta do Daewoo Espero?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta deste sedã e de outros carros da marca para você:

Daewoo Espero

Daewoo Lanos

Daewoo Leganza

Daewoo Nubira

Daewoo Prince

Veja nossa lista completa de guias de compra:

Audi A4
Citroën Xsara Picasso
Chevrolet Calibra
Chevrolet Omega
Chevrolet Zafira
Chevrolet Celta
Chevrolet Astra - 1995-2006
Chevrolet Vectra II - 1996-2005
Chevrolet Corsa 1994-2005
Fiat Stilo
Fiat Palio 2001-2004
Fiat Palio 1996-2000
Fiat Brava
Fiat Uno Mille
Fiat Palio Weekend
Ford Ka
Ford FocusFord Fiesta - 1995-2002
Ford EcoSport
Honda Civic - 1997-2005
Kia Sportage
Land Rover Defender
Mitsubishi Eclipse 2G
Peugeot 206
Peugeot 307
Renault Scénic
Toyota Corolla - 1998-2002
Toyota Hilux
VW Polo Classic
VW Polo
VW Golf
VW Parati
VW Gol Geração III
VW Gol Geração II
VW Gol BX - Geração I
_______________________________
Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors