Renault lançará cinco modelos novos até 2009

  1. Home
  2. Bolso
  3. Renault lançará cinco modelos novos até 2009
Fernando Calmon
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O novo presidente da Renault do Brasil, Jerome Stoll, surpreendeu os jornalistas brasileiros durante uma entrevista no Salão do Automóvel de Paris e anunciou que até 2009 a empresa francesa produzirá um total de cinco novos modelos no país, um a mais do que se imaginava até agora.

Em fevereiro último, ao anunciar os planos mundiais da companhia, num encontro com jornalistas de vários países na sede parisiense, Carlos Ghosn, que comanda ao mesmo tempo a Renault e a Nissan, afirmou ter reservado cinco novidades para o Brasil. Como o Mégane Sedan II não havia sido lançado, a interpretação inicial foi de que este carro estaria incluído na contagem. Mas não estava.

Dessas cinco novidades, duas já não eram segredo: a station wagon Mégane II, batizada de Grand Tour, que estará no Salão do Automóvel de São Paulo de 19 a 29 de outubro, e o Logan Sedan, já anunciado no Salão de Paris de 2004 pelo ex-diretor Pierre Alain de Smedt e previsto para iniciar as vendas no primeiro trimestre do próximo ano. O terceiro produto é o Logan hatch, confirmado, ontem dia 28, por Stoll, e que já foi flagrado em testes na Europa. A previsão dele é para o começo de 2008, mas se tudo correr bem, pode ser antecipado.

Sobre os dois modelos restantes ele preferiu quase nada adiantar. A pergunta imediata dos jornalistas foi se um deles não seria o Logan MCV. Afinal, sua première mundial havia ocorrido duas horas antes no estande vizinho da Dacia, subsidiaria da Renault na Romênia, onde o carro começou a ser produzido faz dois anos. Ele garantiu que não. O MCV, sigla em inglês para Veiculo de Múltipla Convivência, é uma station wagon com características de multivan Kangoo com espaço para sete passageiros. Trata-se de um carro muito espaçoso com previsão futura de oferecer tração 4x4 e adereços inspirados em modelos fora-de-estrada.

Stoll, no entanto, admitiu que o Logan terá uma terceira versão para o mercado brasileiro sem especificar qual. Ghosn foi um pouco mais especifico no começo do ano, pois deu a atender que um utilitário esporte compacto finalmente um concorrente direto para o EcoSport? estava sendo cogitado.

O quinto novo produto será um carro original Renault: na Europa ocidental o Logan é vendido com a marca Dacia e a palavra Renault aparece em apenas um pequeno distintivo na tampa do porta-malas. O mais provável lançamento para 2009 é o Clio III que está à venda na Europa há pouco menos de um ano. Uma alternativa poderia ser o Scénic II, mas como o segmento dos monovolumes médios está encolhendo talvez não valesse a pena fazer um investimento tão alto, limitando-se então a retoques de estilo no atual Scénic.

O executivo também descartou que o Logan será o carro brasileiro mais barato. Ele terá, sim, um preço bastante competitivo, mas a estratégia de vendas continua em processo de definição porque terá que levar em conta o Clio sedã. Stoll admitiu que entre junho e julho últimos, a produção do Mégane II sedã foi suspensa para ajustes na linha de montagem. O ritmo estava abaixo do previsto e acabaria por atrasar o lançamento do Logan, justamente o que a Renault não deseja nem pensar.


Leia também:

Salão de Paris - veja aqui as estrelas do evento!

Audi R8: o melhor de Paris

SEGREDO! - Porsche 911 GT2

Ferrari P4/5

Brabus Rocket, o sedã mais veloz do mundo
________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoaaa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors