Volks e Citroën são as que mais crescem este ano

E a Ford foi a marca que mais perdeu participação, caindo de 12,38% no ano passado para 11,34% nos cinco primeiros meses deste ano
  1. Home
  2. Bolso
  3. Volks e Citroën são as que mais crescem este ano
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- As vendas de carros e comerciais leves cresceram de janeiro a maio 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Trata-se de um avanço vigoroso, o que leva a uma perspectiva de superação da meta traçada pelos fabricantes, de aumento de 11% nas vendas no ano. É que normalmente o primeiro semestre é mais fraco que o segundo, quando as vendas aumentam, especialmente em dezembro, que tem sido o melhor mês do ano. Acrescente-se a isso o fato de 2006 ter Salão do Automóvel, em outubro, um elemento a mais no estímulo às compras.

Mas nem todas as indústrias tiveram aumento em sua participação no mercado. Para aumentar a participação é preciso crescer acima da média, o que poucas conseguiram até aqui. Nesse seleto grupo, a Volks e a Citroën são as que mais se destacam.

Considerando o mercado total – somando as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus –, a Volkswagen é líder de vendas, com 166.601 unidades de janeiro a maio. Esse volume dá à fabricante uma participação de 23,33% do mercado, o que significa um crescimento de participação de 1,39 ponto percentual.

A Citroën, que fechou 2005 com 1,59% do mercado, completa os cinco primeiros meses do ano com uma participação de 1,96%, um crescimento de 0,40 ponto percentual.

A Peugeot é a terceira que mais cresceu este ano: conquistou 0,21 ponto percentual. Juntas, Citroën e Peugeot são os maiores destaques entre as novas fabricantes e levam a PSA ao quinto lugar no ranking por empresa.

Honda e Chevrolet também estão no grupo das que cresceram acima da média.

A Ford foi a empresa que mais perdeu participação no mercado este ano veja tabela. A marca vinha crescendo ano a ano, saindo de 9,6% do mercado em 2002 e chegando a 12,4% no ano passado. Mas nesse ano ela tem apenas 11,4% do mercado, tendo perdido 0,95 ponto percentual.

A Fiat, que lidera as vendas de carros e comerciais leves, também está no grupo das marcas que perderam participação. Depois de conquistar a liderança no ano passado, com 23,59% do bolo, a empresa está com 23,05% nesse ano, com perda, portanto, de 0,54 ponto percentual.

Evolução da participação das fabricantes


Fabricante2005Jan-mai. 2006Evolução em p.p.
Volkswagen22,01%23,33%+ 1,32
Citroën1,59%1,96%+ 0,37
Peugeot3,1%3,31%+ 0,21
Honda3,33%3,46%+ 0,13
Chevrolet21,29%21,41%+ 0,12
Chrysler0,04%0,11%+ 0,07
Agrale0,19%0,22%+ 0,03
Land Rover0,11%0,11% 0,00
Volvo0,35%0,34%- 0,01
Renault2,77%2,72%- 0,05
Iveco0,25%0,19%- 0,06
Scania0,36%0,29%- 0,07
Mercedes-Benz2,37%2,28%- 0,09
Audi0,3%0,17%- 0,13
Mitsubishi1,33%1,19%- 0,14
Nissan0,47%0,32%- 0,15
Toyota3,55%3,37%- 0,18
Fiat23,59%23,05%- 0,54
Ford12,38%11,44%- 0,94


Fonte: AutoInforme

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors