Volvo XC60 pisa no freio por você. Dá para acreditar?

Conheça como funciona o sistema da Volvo que pára o carro sem o uso do pedal. A tecnologia funciona em velocidades baixas
  1. Home
  2. Bolso
  3. Volvo XC60 pisa no freio por você. Dá para acreditar?
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Volvo deu mais um passo importante no mundo da segurança. Trata-se do sistema City Safety, que freia o automóvel automaticamente na iminência de uma colisão. O WebMotors foi ver de perto se esse sistema funcionava. E será que o carro parou? Parou sim, de uma forma tão robusta que parecia que tínhamos pulado com os dois pés no pedal de freio, sem exageros.

O City Safety só funciona em velocidades até 30 km/h. Se o veículo à frente para repentinamente e o City Safety identifica o risco iminente de colisão, os freios são pré-acionados. Se o motorista continua inativo, o carro aciona os freios automaticamente.

Caso a diferença da velocidade relativa entre os dois carros seja inferior a 15 km/h, o dispositivo ajuda o motorista a evitar totalmente a colisão. Entre 15 e 30 km/h, o City Safety reduz a velocidade o máximo possível antes do impacto.

O grande mentor de tudo é um sensor a laser instalado na parte superior do pára-brisas na altura do espelho retrovisor. Ele detecta veículos e outros objetos situados em distância de até 10 metros em relação aos amortecedores frontais. Com base na diferença de velocidade entre os carros, o sistema realiza 50 cálculos por segundo para determinar a força de frenagem necessária para evitar uma colisão.

A tecnologia tem de ser bem tratada, pois o sensor enfrenta as mesmas limitações em situações de neblina, neve ou chuva forte. É necessário, portanto, manter o pára-brisas sempre livre de sujeira.


Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de utilitários esportivos médios?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta entre os modelos citados nessa reportagem:

Honda CR-V

Land Rover Freelander

Toyota RAV4

Volkswagen Touareg
Leia também:

SEGREDO - Fiat Strada Cabine Dupla aparece em Limeira

Conheça a Capotaria Cirilo, que criou a Strada Gran Venture

Fiat Strada Gran Venture, cabine dupla, é versão adaptada

SEGREDO - Leitor flagra novo Renault Symbol no Paraná

SEGREDO - Leitor flagra novo Captiva Ecotec em SP

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors