British Steam Car quebra recorde de velocidade mais antigo

Veículo a vapor mais rápido do mundo era um Stanley Steamer, que em 1906 atingiu 204,38 km/h
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. British Steam Car quebra recorde de velocidade mais antigo
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em 1906 o piloto Fred Marriot levou um Stanley Steamer, um automóvel movido a vapor de água, à velocidade de 204,38 km/h. Com isso, ele bateu o recorde de velocidade para veículos com aquele tipo de propulsão, rapidamente abandonado em favor de motores de combustão interna. O recorde, portanto, ficou 103 anos intocado. Até ser batido pelo British Steam Car, que atingiu nessa semana a média de 231,093 km/h.

A quebra do recorde de velocidade em terra mais antigo do mundo aconteceu na base aérea de Edward’s, na Califórnia, no último dia 25. Para que qualquer recorde seja reconhecido, a FIA Fcaptionação Internacional de Automobilismo exige que o veículo percorra um mesmo trajeto indo e voltando para evitar ganhos com o sentido do vento em menos de 60 minutos.

Na primeira tomada, o piloto Charles Burnett III atingiu 219,037 km/h, o que já seria suficiente para derrubar a marca de 1906, mas era preciso refazer o trajeto. O problema é que o British Steam Car, veículo que realizou a façanha, leva 4 km para acelerar completamente e mais 4 km para conseguir frear. Como a medição de velocidade acontece em um trecho de 1,6 km, ou uma milha, o carro teve de percorrer quase 10 km de cada vez para obter seu recorde.

Na segunda passada, o British Steam Car levou 52 minutos para ser colocado na outra direção o que poderia inviabilizar a nova tentativa, mas atingiu a máxima de 243,148 km/h. Daí a média de 231,093 km/h.

Se a equipe não tentar melhorar a marca, esse pode ser mais um recorde a se manter vigente por um século ou além. Isso porque, apesar de muito interessantes, os veículos movidos a vapor exigem uma caldeira, para aquecimento e manutenção da temperatura da água em ebulição. Com essa complexidade e possíveis questões de segurança que o vapor envolve, os carros a vapor nunca mais foram levados a sério por nenhuma fabricante de veículos. Em outras palavras, é tecnologia que ninguém pretende desenvolver. Vale, de todo modo, pelo registro.

_________________

Twitter
_________________

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

Tesla Model S, sedã totalmente elétrico, mostra que sabe correr

Mercedes-Benz venderá primeiro híbrido no Brasil, o S 400 Hybrid

GM busca a simplicidade com o Bare Necessity Car

Chevrolet Volt terá consumo equivalente a 97,78 km/l

Lotus City Car, a proposta britânica para o trânsito do futuro

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors