Citroën C4 Picasso

Monovolume derivado do novo carro médio da Citroën será mostrado em Paris
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Citroën C4 Picasso
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Quando um modelo de carro muda, logo seus derivados mudam também. No caso da Citroën, isso criou uma expectativa grande. Afinal, se o Xsara havia saído de linha para dar lugar ao C4, como seria a minivan derivada do novo carro? A expectativa tem data certa para terminar. No próximo Salão de Paris, de 30 de setembro a 15 de outubro, a empresa francesa apresentará a sucessora da Xsara Picasso, a C4, também Picasso, em homenagem ao pintor espanhol.

O novo carro se mostra bastante interessante do ponto de vista do desenho, com linhas mais retas do que as de seu antecessor, que é produzido no Brasil. Outro fator digno de nota são os sete lugares que passou a adotar, a exemplo do que fez a pioneira Chevrolet Zafira. O sistema é semelhante, também, com a terceira fileira de bancos, mais estreitos, escamoteável, o que libera um amplo espaço para o porta-malas. Em compensação, quando é necessário transportar mais pessoas, os bancos podem ser remontados, transportando seis passageiros mais o motorista.

Em termos de espaço, a minivan está maior do que a Xsara Picasso: ela tem 4,59 m de comprimento, 1,83 de largura e 1,66 de altura o entreeixos não foi divulgado, contra 4,28 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,66 m de altura da Xsara. O porta-malas tem capacidade de 576 l com os dois bancos traseiros, da terceira fileira, recolhidos. É pouca coisa maior que o do modelo anterior, que comporta 550 l e já é grande o suficiente para acomodar a bagagem de toda a família.

O motor a gasolina continua o mesmo 2-litros 16V de 143 cv no Brasil, limitado a 138 cv, com câmbio de seis marchas manual. Na Europa, haverá ainda duas opções a diesel, uma de 110 cv e outra de 138 cv, com a economia e o baixo nível de emissões que são característicos desse tipo de propulsor atualmente.

Interessante é notar que o modelo francês já adotou uma solução brasileiríssima: o duplo sistema de ar-condicionado. Com o volume interno que tinha, a Xsara Picasso precisava de dois sistemas para ter uma refrigeração adequada no Brasil, país normalmente mais quente que os da Europa, onde o modelo conta com apenas um sistema. Com isso, e por ser bem maior, a C4 Picasso adotou a mesma solução desde a produção na matriz francesa.

E para o Brasil, quando vem?

A parte que mais interessa aos brasileiros, que é o início de vendas deste modelo no mercado nacional, está ligada à nova política de produção do grupo PSA Peugeot Citroën para o Mercosul. O diretor geral da PSA-Peugeot Citroën no Brasil, Pierre-Michel Fauconnier, afirmou em entrevista que o Brasil ficará incumbido da produção de veículos compactos e a Argentina, dos médios leia mais sobre isso aqui.

Como o Peugeot 307 é produzido na Argentina e ele divide a plataforma com o C4, que também será feito no país vizinho, a nova C4 Picasso também deverá ser produzida naquele país, o que garante um início de vendas do modelo em breve no Brasil espere-o para meados de 2007. Além da C4 Picasso, podemos esperar também uma minivan da Peugeot com as mesmas dimensões, a exemplo do que acontecia com a Citroën Evasion e a Peugeot 806.

Por outro lado, os donos da Xsara Picasso não devem se preocupar porque ela deve continuar em produção na fábrica de Porto Real enquanto tiver demanda, eventualmente se tornando uma versão mais barata e acessível de minivan. Quando não houver mais mercado para ela, aí sim deve-se ouvir o adeus desse modelo de sucesso.

Gosta da Xsara Picasso?

Então veja aqui em nossos estoques o modelo mais adequado para você:

Citroën Xsara Picasso

Leia também:

Fiat mostra na China possível nova aparência do Palio

Volvo mostra o C30, modelo “de entrada” da marca

Honda apresenta a Stream, minivan baseada no Civic

Sucessor do Xsara, C4 chega em versão esportiva

Celta Sedan terá outro nome: Prisma
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors