Ferrari 458 Italia será lançado no Salão de Frankfurt

Sucessor do F430 Modena terá motor V8 4,5-litros com injeção direta e 570 cv; a máxima é de 325 km/h
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Ferrari 458 Italia será lançado no Salão de Frankfurt
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Quando publicamos a matéria com fotos de segredo do sucessor do Ferrari F430, no dia 20 deste mês, ainda achávamos que ele se chamaria F450, por conta do motor V8 de 4,5 litros. Pois nos enganamos. O nome do carro será 458 Italia. E olha ele aí, já sem nenhum disfarce e prontinho para sua estreia, no Salão de Frankfurt deste ano...

O nome 458 Italia é uma homenagem ao país de origem da Ferrari, ao tamanho do motor 4,5-litros e ao número de cilindros 8 em “V” a 90º, em alumínio. Todo em alumínio, ele gera 570 cv a 9.000 rpm e 540 Nm a 6.000 rpm, o que o coloca como um dos Ferrari mais fortes da história. Isso com o auxílio de injeção direta de gasolina e de um novíssimo câmbio de dupla embreagem com sete marchas, sistemas que ajudarão a marca a reduzir seus índices de consumo e de emissões. Não que isso seja uma prioridade em carros de alta performance, mas a legislação européia promete punir quem não melhorar esses índices.

O Ferrari 458 Italia tem 4,53 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,21 m de altura e um entreeixos de 2,65 m. Seu peso a seco é de 1.380 kg. Melhor seria termos seu peso em ordem de marcha, para poder ter um cálculo mais preciso da relação peso/potência, mas a Ferrari a divulga com base no peso a seco. E ela é de 2,42 kg/cv, algo que permite que ele acelere de 0 a 100 km/h em 3,4 s e atingir a velocidade máxima de 325 km/h. A tração, traseira, é auxiliada por um peso maior na parte de trás do carro: 58% do peso, contra 42% na dianteira. As rodas do 458 Italia são de aro 20”, com pneus 235/35 ZR 20 na frente e 295/35 ZR20 atrás.

O 458 Italia também se mostra bem superior aos antecessores em termos de dinâmica. Agora, uma mesma central eletrônica controla seu diferencial eletrônico, o E-Diff, e o F1-Trac, o que permite acelerações longitudinais, em saídas de curva, muito mais eficientes. Um ABS de alta performance e pré-acionamento dos freios, que diminui o tempo de frenagem, também tornaram a distância de frenagem de 100 km/h a 0 bastante respeitável: 32,5 m.

Ainda não se sabe quando começarão as vendas do novo carro, mas é possível que a Ferrari aceite encomendas logo depois do Salão de Frankfurt, em setembro. As entregas devem começar no início de 2010.

_________________

Twitter
_________________

Gosta de superesportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

JOSS Super Car será o primeiro supercarro australiano

Veja como deve ser o futuro Jaguar XJC, cupê do XJ

M-1 pretende trazer marca Miura de volta ao mercado em 2010

Bugatti comemorará cem anos com supersedã, o Bordeaux

Audi revela o A5 Sportback, o primeiro cupê de cinco portas do mundo

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors