Liebao CS6 e Fiebao CT5: os chineses invadem Detroit

Pela primeira vez, modelos chineses aparecem em um salão nos EUA
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Fernando Calmon
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- Havia expectativa de muitos jornalistas presentes no Salão de Detroit para a apresentação oficial dos primeiros modelos chineses, no caso da Changfeng Motor Company, em um salão de automóveis nos EUA. No ano passado, a Geely improvisou a exibição de dois automóveis pequenos em um dos corredores, fora do local da exposição, somente nos três dias reservados a imprensa. Os carros não foram mostrados enquanto o salão esteve aberto ao público, pois não havia nenhum espaço disponível em 2006. O Cobo Hall, de fato, dispõe de área total de exposição inferior aos pavilhões do Anhembi, em São Paulo, SP, porém o salão americano atrai mais gente – 750.000 pessoas aproximadamente.

Este ano a Changfeng ganhou uma área no subsolo do recinto principal, em local secundário e único disponível, pois nenhuma fábrica abre mão dos espaços tradicionalmente ocupados. A organização do salão homenageou Li Jianxin, presidente da empresa, com uma placa. A apresentação, além de desorganizada, foi pateticamente amadora. A sumária descrição dos novos modelos não incluía fotos e as especificações técnicas era limitadas.

O novo Liebao CS6 amarelo é um utilitário esporte grande – 4,98 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,83 m de largura – com carroceria monobloco de linhas razoáveis, 5 passageiros, motor turbodiesel VM de quatro cilindros, 2,5 litros, 143 cv, 35 kgfm, câmbio manual somente e tração 4x4. Pesa 2.130 kg. O CS7 vermelho, um SUV menor de 4,2 m de comprimento e 1,7 m de largura e altura, possui uma estranha grade frontal, motor a gasolina de 4 cilindros, 2 litros, 115 cv, 17 kgfm. Visto de perfil e de traseira não chega a decepcionar.

O Feibao CT5 preto, uma picape de cabine dupla com estilo meio tosco e sem harmonia, utiliza um motor a gasolina V6 de 3 litros desconhecidos potência e torque e também estréia em Detroit. Usa chassi separado da carroceria, tração 4x4 e pesa 1.800 kg. As dimensões são de 5,2 m de comprimento, 1,9 m de largura e 1,8 m de altura.

A produção da fábrica chinesa será expandida até atingir 300.000 unidades anuais em 2012. Ainda procuram parceiros para melhorar a tecnologia e só depois pensam em começar as exportações. Por enquanto, utilizam plataforma mecânica antiquada da Mitsubishi e fizeram algum progresso em termos de estilo. Ainda estão longe de poder competir. No entanto, é bom lembrar, japoneses e coreanos também começaram assim, embora a concorrência hoje seja bem mais difícil.

Leia a matéria sobre o salão de Detroit

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