Paris, o salão dos utilitários

Antes imune à moda dos carrões fora-de-estrada, a Europa se rende ao apelo off-road
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Paris, o salão dos utilitários
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Pode ser que Frankfurt ou Genebra já tivessem adiantado alguma coisa dessa febre na Europa, mas a verdade é que Paris resumiu, e bem, o que desejam os consumidores do Velho Continente: utilitários esportivos ou, no mínimo, crossovers, modelos que mesclam qualquer dos segmentos tradicionais, geralmente o das peruas, com o estilo e a capacidade de enfrentar pisos difíceis que só se encontra nos fora-de-estrada.

A maior prova disso foi a exibição, pela Renault, de um pseudo carro conceito, que traz a idéia até no nome. Com o Koleos Concept fotos 2 e 3, a marca se mostrou, mais do que interessada, pronta para colocar no mercado um novo utilitário. O primeiro Koleos foto 1, também com rodas grandes, tinha mais a aparência de um carro-conceito justamente por ser difícil imaginar circulando pelas ruas um veículo com suas linhas, belas, mas diferentes demais.

Com o Koleos Concept, a história é outra: a Renault já anuncia que o venderá no primeiro semestre de 2008, mas nem precisava. Basta ver as linhas do carro, prontas para fazer bonito em qualquer concessionária da marca, atuais, remetendo à identidade visual que o Clio III melhor defende, mas sem exageros ou concessões ao design pelo design. O motor, um 2-litros turbodiesel de 180 cv, pode transmitir força às rodas traseiras, dianteiras ou a todas.

A Ford é outra que mostra apetite nesse mercado. Dona do mercado americano por anos a fio com a F-150, a empresa sente seu domínio ameaçado pelo preços altos do petróleo e adota novas medidas, com a oferta de veículos que parecem utilitários esportivos e, para brasileiros e europeus, até são, mas que os americanos, acostumados a veículos maiores, mais pesados e mais beberrões têm dificuldades em chamar da mesma maneira daí o termo crossover.

Nos EUA, a Ford ataca com o Edge. Na Europa, ao que tudo indica, deve partir para algo remotamente parecido com o Iosis X, modelo que, a exemplo do primeiro Koleos, veio apenas para testar as reações do público. A Ford, por exemplo, não revela o motor que o carro usa, mas diz claramente que, dentro de 18 meses, ou seja, também no primeiro semestre de 2008, oferecerá ao consumidor europeu um “crossover” do porte do Iosis X. Mal foi anunciado, o Koleos já tem concorrência prevista...

Melhor para quem não terá de passar por desenvolvimentos e avaliações, como o CrossGolf. Baseado no Golf Plus, uma espécie de minivan baseada no Golf, o CrossGolf é um crossover na real compreensão da palavra, visto que mescla a funcionalidade da minivan na qual se baseia com uma maior altura livre do solo 2 cm. É a mesma receita adotada pela Fiat brasileira com a linha Adventure e que, note, agora é copiada no mundo todo. A tração, por exemplo, continua apenas nas rodas dianteiras. As rodas são de aro 17” e haverá quatro opções de motores: dois a gasolina, um 1,6 litro, semelhante ao usado no Brasil, e um 1,4 com turbo e compressor, chamado de TSI leia mais sobre esse motor aqui, de 140 cv, além de dois a diesel, um 1,9 e um 2 litros.

Outros que estão prontinhos para consumo são o Mitsubishi Outlander, cuja geração anterior é vendida no Brasil como Airtrek, e o novíssimo Pajero fotos 6 e 7, que apareceu para o público pela primeira vez em Paris. O jipão japonês traz novos motores, um diesel 3,2-litros de quatro cilindros e de um 3,8-litros V6 a gasolina. Visualmente, continua facilmente identificável com um Pajero, sem grandes revoluções de estilo.

Outra japonesa de olho no mercado é a Nissan, que mostrou, em Paris, o Qashqai foto 8, um crossover no qual é bom ficar de olho, já que ele pode ter grandes chances de, se não for fabricado, pelo menos pode ser vendido no Brasil como um “anti-EcoSport”. Atributos para isso ele tem, como os motores com a mesma cilindrada que os oferecidos pela Renault no Brasil, um 1,6-litro de 115 cv e um 2-litros de 140 cv. O carro tem tração nas quatro rodas e opções a diesel, de 1,5 litro e 2 litros, respectivamente de 106 cv e 150 cv, que não seriam vendidas no Brasil, já que o carro não tem marcha reduzida.

Entre as européias, Opel do grupo GM e BMW também não quiseram ficar de fora e exibiram os novos Antara foto 9 e o X5, conhecido no Brasil devido ao sucesso de sua geração anterior. O Antara, que poderia inspirar um modelo fabricado pela Chevrolet para concorrer com o EcoSport, tem motores a gasolina 2,4-litros de 140 cv e V6 3,2-litros de 227 cv, além de um diesel de 2 litros e 150 cv. Já o X5 é mais generoso em desempenho, o que não poderia ser diferente com os motores V8 4,8 litros de 355 cv, com o seis-cilindros de 3 litros de 272 cv e com o diesel seis-cilindros de 3 litros de 231 cv.

Gosta de carros de utilitários esportivo?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Kia Sportage

Hyundai Tucson

Honda CR-V

Toyota RAV4

Land Rover Freelander

Leia também:

Salão de Paris

SEGREDO! - Kia Sorento

SEGREDO! - Volvo XC60

SEGREDO! - Porsche Cayenne

SEGREDO! - VW Tiguan
________________________________

Quer receber nossa newsletter e boletins de manutenção de seu carro? Então se cadastre na Agenda do Carro clicando aqui e receba boletins quinzenais com as notícias mais quentes!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors