Prévia: novo VW Golf é a cara do Polo

Médio-compacto ganha dianteira mais esportiva e copia seu irmão menor
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Prévia: novo VW Golf é a cara do Polo
Luís Figueiredo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A VW reuniu um grupo de jornalistas nessa quinta-feira, 1º de fevereiro, para uma pré-apresentação do novo Golf. Por tratar-se de uma prévia, foram proibidas fotos do carro. Informações detalhadas também não foram divulgadas. Mas é possível antecipar em grande parte como ficará o médio-compacto Volkswagen, que deverá ser lançado em março.

As mudanças implementadas foram leves, o que descaracteriza uma “geração”. Tomou-se a 4ª geração, atualmente comercializada, e sobre ela os designers brasileiros trabalharam. Com restrição orçamentária e a missão de revitalizar um produto há oito anos sem grandes alterações.

Semelhanças com o Polo

Na dianteira uma alteração interessante em relação aos últimos desenhos VW. O pára-choques deixa de lado o “V” ressaltado, visto por exemplo no Golf de 5ª geração comercializado na Europa e que não virá para cá. Foram adotados os traços do “W”. Do Polo vêm as linhas dos novos faróis, que foram deslocados do centro para as extremidades da dianteira. Aliás, o novo Golf lembra bastante o compacto.

A lateral permanece intacta, ou quase. De forma a suavizar as linhas da traseira do veículo, o vidro traseiro tornou-se mais envolvente, e invade as laterais do Golf.

Na traseira, além de tornar-se mais envolvente, o vidro ganhou linhas convexas mais uma vez, como no Polo. As lanternas foram redesenhadas, de forma a “imitar as turbinas de um jato”, segundo o pessoal de design da VW. Também imitam LEDs diodos emissores de luz, recurso mais eficiente utilizado no Passat – mas que ficou de fora do Golf. É o custo...

Por outro lado, foram introduzidos repetidores de pisca nos retrovisores. Um recurso semelhante ao do Jetta, que melhora a sinalização e colabora para a segurança. Por falar em retrovisores, estes são agora idênticos aos do Polo, e trazem espelhos biconvexo do lado esquerdo, convexo do lado direito. E foi-se embora o retrovisor menor do lado do passageiro. Agora os tamanhos são iguais.

No interior há poucas alterações. Bancos receberam nova espuma, maiores apoios laterais e padronagem de tecido e couro. Painel da versão GTi traz iluminação branca, em substituição à azul – que permanece nas versões de entrada e intermediária, e também no rádio e ar-condicionado da esportiva.

Em construção não houve alterações na suspensão do Golf, o que é uma ótima notícia, dado o bom acerto do carro. Permanece independente na dianteira, tipo McPherson, com eixo de torção na traseira. Distância entre eixos permanece a mesma, 2,52 metros, insuficiente para acomodar passageiros mais altos no banco de trás, caso o motorista tenha em torno de 1,80 m de altura.

Agora é esperar pelo lançamento do carro. Na ocasião serão divulgadas mais informações, haverá possibilidade de guiá-lo e se saberá o principal: o preço.

Gosta do VW Golf?

Confira, então, algumas ofertas desse médio-compacto e de seus concorrentes. Todas do WebMotors:

VW Golf

Chevrolet Astra

Fiat Stilo

Ford Focus

Peugeot 307

Leia também:

SEGREDO! – Chrysler Crossover

SEGREDO! - MINI Traveller

SEGREDO! - BMW Z9

SEGREDO! – Citroën C5

SEGREDO! – Novo Classe E
________________________________
Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors