Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

SEGREDO! – Fiat Linea se aproxima do lançamento

Substituto do Marea é flagrado quase sem disfarces em Taubaté; modelo também terá câmbio Dualogic, que estréia em janeiro no Stilo
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. SEGREDO! – Fiat Linea se aproxima do lançamento
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Casos de dose dupla de fotos de segredo são raros, mas acontecem. Pois o leitor Mário Cesar de Souza Soares, além de nos ajudar com as excelentes imagens do Peugeot 206 Sedan, também nos enviou outro flagrante, não menos importante, feito por ele em Taubaté, no interior de São Paulo, no dia 12 de dezembro do ano passado: o novo Fiat Linea, o sedã do Punto e sucessor do Marea.

Apesar de já flagrado muitas vezes pelos leitores do WebMotors, o Linea nunca foi visto por eles tão desprovido de camuflagem como nas fotos de Soares, um indicativo claro de que o lançamento do sedã deve acontecer nos próximos meses. Previsto para chegar ao mercado em novembro do ano passado, ele já está bem atrasadinho.

Derivado do Punto, o Linea tem linhas muito harmoniosas e ganhou, nos países da Europa Oriental em que já é vendido, o premio Autobest 2008, uma bela deferência. A plataforma em comum com o Punto não quer dizer que o sedã é necessariamente igual ao hatch, como se nota em termos de espaço interno. O Linea tem 2,60 m de entreeixos, 9 cm a mais do que o Punto, ou 9 cm a mais de espaço para as pernas. As outras medidas de tamanho são: 4,56 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,5 m de altura. No porta-malas, como é tradição da Fiat, cabem 500 l de bagagem.

Com isso, o carro vai chegar em condições de brigar pelo menos com o Corolla, que oferece e vai continuar oferecendo, na nova versão o mesmo espaço interno do novo modelo da Fiat. Não será de estranhar, entretanto, se a marca italiana quiser brigar, em termos de preço, também com Chevrolet Vectra, Honda Civic e os demais concorrentes do segmento de sedãs médios.

O Linea foi revelado na Turquia, no Salão de Istambul, em novembro de 2006 e teve seu desenho antecipado aqui no WebMotors. Projetado pelo Centro Stile Fiat, ele já é feito também naquele país, na fábrica de Bursa, com produção de 60 mil unidades por ano.

No exterior, haverá motores diesel e gasolina, com opções de câmbio manual ou automático. No Brasil, será usado um novo motor 1,9-litro. Ele derivará do motor 1,6-litro de 16 válvulas que equipa o Marea, uma solução caseira encontrada para enfrentar a dissolução da parceria entre a fabricante italiana e a General Motors. Outra opção apontada para ele é o motor 1,4-litro turbo de 150 cv usado na Europa, mas provavelmente com um pouco mais de potência, uma vez que o 1,9-litro deve ter uns 130 cv.

Soares, como se pode notar pelas fotos, flagrou duas unidades do Linea, uma com câmbio manual e outra com o sistema Dualogic, uma caixa manual automatizada que estréia agora em janeiro no Stilo 2009.

Se você, leitor, conseguir flagrar qualquer novidade antes que ela seja oficialmente lançada, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar as imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história do flagrante em detalhes. A comunidade de leitores agradece!

Texto modificado às 9h45 do dia 04-01-08


Gosta de sedãs compactos?

Então veja as ofertas do segmento da moda no WebMotors:

Fiat Siena

Renault Logan

Chevrolet Prisma

Renault Clio Sedan

Volkswagen Polo Classic

Ford Fiesta Sedan

Chevrolet Classic

Leia também:

SEGREDO! – Peugeot 206 Sedan

SEGREDO! – Fiat Strada

SEGREDO! – Vectra ganha motor Ecotec em 2008

SEGREDO! – VW Eos começa a chegar ao Brasil

SEGREDO! – Vectra Caravan chega no ano que vem

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors