Toyota lança Corolla reestilizado no Brasil

Líder do segmento recebe novo motor e câmbio para combater concorrentes mais modernos
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Toyota lança Corolla reestilizado no Brasil
Rodrigo Ribeiro
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– Atibaia - SP – Confiança de líder, mas sem arrogância. Foi com esse clima que a Toyota apresentou o novo Corolla 2012, que chega às concessionárias este mês. Lançado em 2008, o sedã passa por sua primeira atualização para combater a nova onda de rivais que chega ao segmento. A repaginação foi além do visual e incluiu um novo motor 1,8 flexível e uma inédita transmissão manual de seis marchas.

Confira os preços* do novo Corolla 2012:
Altis: R$ 87.500
XEi: R$ 77.700
GLi Aut.: R$ 71.500
GLi Man.: R$ 68.000
XLi Aut.: 68.500
XLi Man.: 64.500 
*Os valores incluem a pintura metálica, opcional de R$ 930

Primeiro a discursar na apresentação do carro à imprensa especializada, Shunichi Nakanishi, presidente da Toyota no Mercosul, afirmou que o novo Corolla 2012 é “muito mais do que uma atualização”. Desenvolvido pela Toyota japonesa em conjunto com suas matrizes na Europa e Américas, o projeto consumiu dois anos de trabalho.

Olho nos detalhes
Contudo, é preciso fazer alguma força para notar as mudanças por fora – principalmente na dianteira. Em um primeiro olhar o novo Corolla dá a sensação de que alguma coisa mudou, mas não dá para saber exatamente o quê. Por isso a Toyota detalhou as atualizações, que incluíram um novo para-choque, grade do radiador similar à do Camry e faróis redesenhados.

A lateral segue inalterada, diferenciando-se do modelo atual apenas pelas novas rodas nas versões XEi e Altis. A traseira, mais polêmica, adotou a reestilização já aplicada no Corolla europeu. A tampa do porta-malas é o único item mantido, com para-choque e lanternas modificados. Estas, aliás, recebem lâmpadas de LED para as luzes de freio nas versões XEi e Altis.

Por dentro as alterações foram ainda mais discretas, com novos tecidos, entrada auxiliar, USB e acionamento do Bluetooth os dois últimos somente para as duas versões mais caras. A topo de linha Altis também recebeu um acabamento de madeira mais escura, além da câmera de ré embutida no retrovisor central. Borboletas para trocas de marcha no volante estão disponíveis para os modelos com motor 2,0.

Fôlego extra
Porém não é só uma carinha bonita que vai dar força para o Corolla se manter à frente dos novos concorrentes. Baseado no mesmo bloco do propulsor 2,0, o novo motor 1,8 gera 144 cv com etanol – 8 cv a mais do que o anterior, descontinuado. Com duplo comando de válvulas variável, o novo coração faz um par perfeito com o também novo câmbio manual de seis marchas. De origem japonesa, o trem de força só estará disponível para as versões XLi e GLi.

A potência adicional, contudo, se perde quando associada ao câmbio automático de quatro marchas – também usado no motor 2,0. De relações longas, a transmissão não conversa com o motor, pedindo quase sempre reduções de marcha para realizar ultrapassagens simples. De virtude para a caixa, apenas a suavidade já encontrada no modelo anterior.

A dinâmica do novo Corolla segue inalterada, para alegria dos consumidores do modelo atual. A suspensão absorve bem as irregularidades do asfalto sem assustar nas curvas. O conjunto, porém, é prejudicado pela direção com assistência elétrica e excessivamente leve em altas velocidades. O comportamento do carro, contudo, segue sua proposta – a de um sedã confortável e silencioso, disposto a mostrar sua esportividade apenas em ocasiões esporádicas.

Ao término da avaliação foi possível concluir que a Toyota fez poucas e boas mudanças no Corolla, atualizando um produto que já estava consolidado no segmento. Contudo, com a chegada de diversos concorrentes completamente novos, fica no ar a dúvida se o modelo conseguirá manter-se na liderança ou ficará resignado à sombra dos rivais.

Test-drive feito a convite da Toyota do Brasil

Twitter
_________________

Gosta de sedãs médios?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Honda Civic

Toyota Corolla

Chevrolet Vectra

Renault Mégane

Nissan Sentra

Volkswagen Bora

Ford Focus

Fiat Linea

Citroën C4 Pallas

Peugeot 307 Sedan

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors