KTM apresenta sua supermotard, a 690 Supermoto

Com visual arrojado e novo motor monocilíndrico de 63 cv de potência, a nova 690 Supermoto é a grande novidade da KTM para 2007
  1. Home
  2. Motos
  3. KTM apresenta sua supermotard, a 690 Supermoto
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- No final do ano passado a KTM apresentou mais uma integrante de sua linha de motocicletas para o mercado europeu. Embora sua tradição ainda esteja voltada para a fabricação de modelos on/off-road, a empresa austríaca resolveu reforçar sua aposta em um segmento do motociclismo que vem conquistando cada vez mais adeptos pelo mundo: o das supermotard. Não bastasse já manter em sua linha outros quatro modelos voltados para esta categoria, agora a grande novidade recebeu o nome de 690 Supermoto, último lançamento da montadora que está repleto de atrativos, a começar pelo motor.

A 690 Supermoto conta com um novíssimo OHC com comando de válvulas simples no cabeçote, monocilíndrico de quatro tempos e 653,7 cm³ capaz de gerar a incrível marca de 63 cv a 7.500 rpm e torque de 6,5 kgf.m a 6.650 rpm. Com sua base de desenvolvimento totalmente voltada para os modelos utilizados nas competições de rali, o propulsor não só ganhou força, mas também ficou cerca de três quilos mais leve que o de sua versão anterior, utilizado na LC4 640.

Outro ponto interessante que vale ressaltar neste motor é a sua sexta marcha. Este diferencial possibilitou reduzir o regime de giro, privilegiando assim seu desempenho em retomadas de velocidade. No entanto, de nada adianta potência sem beleza.

E neste sentido a nova 690 Supermoto pode deixar um pouco a desejar. O estilo é arrojado e, apesar de mais moderno, seu desenho ainda lembra um pouco o de suas irmãs mais velhas. Na dianteira, o destaque está no sistema adotado pelos projetistas austríacos para compor a carenagem frontal e o mini pára-lama. Além de estar fixado bem acima da roda e angulado para baixo, faz parte de uma mesma peça plástica em conjunto com a carenagem.

À primeira vista não há como negar algo um tanto quanto “estranho” neste sistema se comparado aos modelos convencionais. No entanto, a idéia parece ter sido exatamente essa, ou seja, “ser diferente”. Para isso, outro ponto em seu visual que cumpre bem esse papel são os escapes. De saída dupla, os silenciadores estão quase que totalmente angulados na vertical, o que, dependendo do ponto de vista, gera certa desarmonização no conjunto.

Na parte ciclística, poucas novidades. Como todos os modelos supermotard, as rodas desta nova KTM têm aros de 17” e utilizam pneus street 120/70 na dianteira e 160/60 na traseira. O quadro foi construído em alumínio e tem estrutura multitubular, também herdada das motocicletas de competição. Para garantir bom equilíbrio e segurança em manobras mais ousadas, a 690 Supermoto conta com uma suspensão upside-down com tubos de 48 mm de diâmetro e curso de 210 mm na dianteira.

Já na traseira o sistema utilizado é do tipo monochoque, também com curso de 210 mm, totalmente ajustável. O freio dianteiro tem apenas um disco, com 320 mm de diâmetro e pinça radial da marca Brembo, com quatro pistões. Na traseira, um disco simples de 240 mm com pinça Brembo também garante total segurança na pilotagem mais “radical”. A boa altura em relação ao solo 0,88 m e o peso a seco de 152 quilos também permitem uma pilotagem precisa e sem sustos.

A expectativa é de que a nova 690 Supermoto comece a ser vendida já no primeiro semestre deste ano na Europa. Disponível nas cores preta com detalhes em laranja, e o inverso, laranja com detalhes em preto, o modelo ainda não teve seu preço de comercialização definido. No Brasil, o representante da marca austríaca não divulgou se vai ou não importar a 690 Supermoto. No entanto, se depender dos fãs brasileiros de supermotards, mercado e torcida não vão faltar por aqui.

Gosta de motos européias?

Então veja aqui no WebMotors a enorme ofertas de modelos para este segmento:

KTM EXC 520

Triumph Daytona T 955

Triumph Daytona 955i

Triumph Speed Triple 1050i

BMW R 1100 RT

BMW K 1200 LT

BMW R 1200 GS

BMW R 1100 S

Cagiva W-16 600
Cagiva Elefant 900
Cagiva Canyon 500

Leia também:

Yamaha Neo AT 115

KTM X-Bow

Motos com transmissão automática

Terra Modena 198

Suzuki Burgman 400_______________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors