O canal de notícias da Webmotors

As picapes que serão lançadas em 2022

A agenda de apresentações dos comerciais leves está disputada. Tem modelos de todos os tamanhos e preços. Confira

por Fernando Miragaya

Quem é picapeiro não tem do que se queixar. Ao contrário de outros segmentos de mercado, as picapes que serão lançadas em 2022 mostram que a categoria vai bem, obrigado. Elas são o tema da quarta reportagem da série do WM1 sobre as estreias previstas para este ano, que já abordou SUVs, hatches e sedãs.
Entre as picapes que serão lançadas em 2022, há modelos para todos os gostos. Desde pequenas renovadas, e as aguardadas médio-compactas "anti-Toro", até médias e grandonas para disputar espaço com os modelos da RAM. Confira.
É picape que você quer? Veja as principais ofertas na Webmotors

As picapes que serão lançadas em 2022

Ford Maverick


O modelo da Ford que será posicionado abaixo da Ranger (hoje, o carro mais barato da marca por aqui) e está entre as aguardadas picapes que serão lançadas em 2022. O WM1 já teve um primeiro contato com a Maverick, que será importada do Mexico em versão única topo de linha Lauriat FX4.
Desta forma, a Maverick usará o mesmo conjunto mecânico do Bronco Sport (com quem compartilha a plataforma C2, do falecido Focus). O motor é o 2.0 turbo a gasolina de 248 cv e 38 kgf.m associado ao câmbio automático de oito marchas e tração integral. Até o fim de 2022, a linha deve estrear sua variante híbrida no Brasil.
A chegada do modelo às lojas já foi confirmada pela Ford para o primeiro semestre. Com 5,10 metros de comprimento e 3,10 m de entre-eixos, a picape é um pouco maior que seu principal alvo: a Toro. Porém, será difícil brigar com a picape da Fiat, uma vez que os preços da Maverick devem partir da casa dos R$ 180 mil...

Renault Duster Oroch


A Oroch tentará dias melhores no segmento onde a Toro nada de braçadas. A primeira picape médio-compacta do mercado passará por uma reestilização no primeiro trimestre deste ano já como linha 2023, conforme flagras que o WM1 já mostrou.
Nada muito relevante, já que, basicamente, a Renault Oroch ganhará novas grade e rodas, além de santantônio e bagageiro no teto. Na cabine, a picape herdará o volante do Duster e adotará novo quadro de instrumentos, enquanto a central multimídia terá tela maior.
O mais aguardado na picape é mesmo o motor 1.3 turboflex que estreou no Captur, de 170/162 cv e 27,5 kgf.m, que equipará as versões mais caras. Os modelos de entrada continuarão com o 1.6 SCe de 120 cv - com melhorias para se adequar às novas regras de emissões estabelecidas pelo Proconve.

Peugeot Landtrek


A picape média que a Peugeot prepara para brigar com a Toyota Hilux já está pronta e prestes a desembarcar no Brasil. Feita no Uruguai, a Landtrek tem 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos.
Será vendida aqui em versão única com motor 2.0 BlueHDI de 180 cv e 40,8 kgf.m, câmbio automático de seis marchas, tração integral e capacidade de carga de mais de uma tonelada. Entre os equipamentos, itens de condução semi-autônoma, painel eletrônico, câmera 360 graus e central multimídia com tela de 10".

Nissan Frontier


A nova Frontier está entre as picapes que serão lançadas em 2022 porque a pandemia e a alta do dólar atrasaram o cronograma da Nissan. Fabricada em Córdoba (Argentina), o modelo médio seguirá basicamente a remodelação de meia-vida de sua semelhante Titan, vendida nos EUA. A apresentação está prevista para entre março e abril.
A linha 2023 da Frontier também passará a ser equipada com Nissan Intelligent Safety Shield, pacote de itens de auxílio ao motorista: alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360° e sensor de ponto cego. O motor é o mesmo 2.3 turbodiesel da gama atual.

Great Wall Poer


Outra muita aguardada entre as picapes que serão lançadas em 2022 é a da Poer, divisão de comerciais leves da Great Wall. O fabricante começa sua ofensiva por aqui justamente este ano e aposta muitas fichas neste modelo médio para brigar com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e cia.
Inicialmente, a Poer será importada, terá duas versões, uma com motor 2.0 turbo a gasolina de 190 cv, e outra com o 2.0 turbodiesel de 163 cv e tração 4x4. O câmbio será o automático de oito marchas.

Jeep Gladiator


Outra "atrasada" por causa do dólar e da pandemia, a picapona Jeep Gladiator chegará em 2022 para ser um produto de nicho. Derivada do jipão Wrangler, será vendida em versão solitária Rubicon o mesmo motor 3.6 V6 a gasolina de 289 cv e 35,9 kgf.m de torque, com caixa automática de oito marchas, tração 4x4, reduzida e bloqueio do diferencial.

Ford F-150


Desejo antigo da Ford no Brasil, a F-150 será, finalmente, uma das picapes que serão lançadas em 2022. Para brigar com os exemplares da RAM, será trazida dos EUA com motorzão V8 de 400 cv e 55,2 kgf.m, câmbio automático de 10 marchas e tração 4x4.

Chevrolet Montana


Esqueça a Montana que você conhecia. A terceira geração da picape que será apresentada no finzinho do ano ficará maior para ser mais uma a chamar a Toro para a briga. Produzida sobre a mesma plataforma do Tracker, compartilhará com o SUV o motor 1.2 turboflex de 133/132 cv e 21,4/19,4 kgf.m. Apesar de ser prevista somente para o fim do ano, a picape Montana já foi flagrada em testes aqui no Brasil, com bastante camuflagem.

Volkswagen Saveiro

A marca alemã vai dar uma sobrevida a sua picape compacta. A linha 2023 da Saveiro passará por uma leve maquiagem e será lançada no segundo trimestre do ano. Maquiagem mesmo, já que só terá grade e para-choque redesenhados. O motor será apenas o 1.6 16V MSI de 120/110 cv. Tudo para segurar as pontas até a chegada de uma nova geração, prevista para 2024.

Comentários

Carregar mais