Os hatches que serão lançados em 2022

Apesar do recuo de vendas, categoria promete muitas estreias para este ano. Veja as mais aguardadas

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Os hatches que serão lançados em 2022
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O segmento de hatches é outro que sente os efeitos dos SUVs. As vendas deste tipo de carroceria recuaram 28% no país em 2021, e hoje representam pouco mais de 1/5 do mercado brasileiro. Mesmo assim, esta categoria está longe de arrefecer em 2022. Pelo contrário.

Na segunda reportagem da série sobre as estreias do ano - iniciada com os SUVs que virão por aí -, trazemos os hatches que serão lançados em 2022. Teremos desde produtos inéditos no país, até remodelações aguardadas e novos conjuntos mecânicos para modelos consagrados.

Confira os hatches que serão lançados em 2022

Toyota Yaris

Toyota Yaris 2023 90
O renovado Yaris será um dos primeiros hatches que serão lançados em 2022
Crédito: Divulgação
toggle button

O ano nem começou e a Toyota já vai estourar o espumante. É que a marca apresenta oficialmente a linha 2023 do Yaris esta semana, no dia 13 de janeiro. O hatch será renovado por dentro e por fora, com inspiração no face-lift aplicado em mercados asiáticos, onde se chama Vios.

O compacto só será comercializado com o motor 1.5 16V (que receberá nova calibração) e câmbio CVT - o 1.3 dará adeus. Ao mesmo tempo ganhará mais equipamentos de segurança, como sete airbags para todas as versões e reforços estruturais. Deve durar mais uns dois anos até a chegada dos novos SUVs compactos Raze e Yaris Cross.

Renault Kwid

Thumbnail Novo kwid hatches 2022
Renault acaba de divulgar a primeira imagem oficial do novo Kwid aqui no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

Outro hatch que será lançado em 2022 já com data marcada e daqui a pouco (dia 20 de janeiro) é o Kwid. A linha 2023 do carro mais barato do país vai beber na fonte do original indiano, com faróis principais finos, grade com filetes horizontais e novo para-choque. Na cabine, deve ganhar quadro de instrumentos eletrônico. A Renault acaba de divulgar a primeira imagem oficial do Kwid que será  lançado por aqui.

O motor 1.0 três-cilindros vai receber comando variável, como nas linhas Sandero e Logan - para se enquadrar no Proconve. Também são aguardados reforços estruturais e controles de estabilidade e de tração - em algumas versões - para melhorar o nível de segurança do carro.

Fiat Argo turbo e CVT

Fiat Argo Drive 2021 Prata Visto De Frente
Hatch compacto da marca italiana vai ter motor tubos e transmissão do tipo CVT em 2022
Crédito: Divulgação
toggle button

Segundo carro mais emplacado pela Fiat em 2021, o Argo terá muitas novidades para contar neste início de ano. As versões mais caras do hatch passarão a ser equipadas com o motor 1.0 GSE turbo de 130/125 cv - que estreou no SUV Pulse - no lugar do 1.8 aspirado.

De quebra, a linha ainda ganhará a nova caixa automática do tipo CVT com sete marchas simuladas. A transmissão vai trabalhar com o novo motor turbinado, como também com o 1.3 aspirado Firefly, que foi recalibrado para atender as normas do Proconve e agora gera até 107 cv.

Citroën C3

Novo Citroën C3 hatches 2022
Novo Citroën C3 terá pegada aventureira e design diferente, com proposta mais parecida à de um SUV
Crédito: Divulgação
toggle button

Um dos mais aguardados hatches que serão lançados em 2022 é a terceira geração do C3. Altinho, o compacto tem jeitão de SUV, mas não terá esta função dentro do portfólio da marca francesa. Um crossover a partir desta base está previsto para 2023, conhecido como Projeto CC24, mas que deverá ser o novo Aircross.

O novíssimo C3 hatch está cotado para ser apresentado em março. Fruto de uma versão simplificada da arquitetura modular CPM (que serve ao Peugeot 208) e produzido em Porto Real (RJ), o modelo vai se valer do Grupo Stellantis para ter os motores 1.0 6V Firefly aspirado - de origem FCA - com câmbio manual e o 1.6 16V dos tempos de PSA, com caixa automática de seis velocidades.

Honda City hatch

Inédita para o mercado brasileiro, configuração hatch do City usará mesmo conjunto mecânico do sedã
Crédito: Divulgação
toggle button

Outro que chega por volta de março é o inédito City hatch. Baseado na terceira geração do sedã - lançado no fim do ano passado -, o novo compacto terá a difícil missão de atender aos órfãos do consagrado Fit.

Para tal, trará a mesma cabine versátil do monovolume, com o sistema de bancos flexíveis Magic Seat. Serão quatro versões, sempre com o mesmo motor do sedã, o 1.5 aspirado com injeção direta e 126/124 cv, aliado ao câmbio automático do tipo CVT com sete marchas virtuais.

Volkswagen Polo

Polo Track será o primeiro carro da "nova família" de entrada da Volkswagen
Crédito: Divulgação/Volkswagen
toggle button

O Polo é mais um dos hatches que serão lançados em 2023 para marcar a renovação da gama compacta da Volkswagen. A linha 2023 do modelo está prevista para ser mostrada entre abril e maio e seguirá o face-lift adotado no mercado europeu no ano passado. Na cabine, esperanças por um acabamento mais condizente com a proposta do carro.

O hatch estreará uma nova versão de entrada, chamada Track. Com molduras nas caixas de rodas e detalhes escurecidos nos para-choques para dar um jeitão "aventureiro", além de motor 1.0 aspirado com câmbio manual, terá a função de ocupar o buraco deixado pelo Fox e se aproximar do Gol. No restante da gama, os motores turbo TSI 1.0 e 1.4 (este na esportiva GTS) e câmbio automático.

Peugeot 208

O belo hatch da marca francesa vai ser presentado com motor turbinado de origem Fiat
Crédito: Divulgação
toggle button

O 208 está entre os hatches que serão lançados em 2022 porque ganhará o motor turbo de origem FCA. Trata-se do mesmo 1.0 GSE três-cilindros que estreou no Pulse e que equipará versões mais caras do Argo, com 130/125 cv de potência. Atualmente, a linha do compacto é negociada apenas com o 1.6 16V de 118/115 cv.

Hyundai HB20X

Hatch aventureiro vai passar a ser dotado do motor 1.0 turbinado de três cilindros que o restante da linha já usa
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

Entre os hatches que serão lançados em 2022, tem outro que vai adotar motor turbo. O aventureiro da Hyundai usará o 1.0 de 120 cv que estreou na gama HB20 (hatch e sedã) e recentemente foi incorporado à linha do SUV Creta. Com isso, o atual 1.6 16V sai de cena.

Comentários