Nesse Finados, vamos falar de alguns modelos que nos deixaram este ano. O mercado de automóveis (não só o nacional, mas o mundial) está cada vez mais enxuto e focado em SUVs. Na prática, as marcas têm aposentado projetos ou simplesmente tirado de linha modelos que não vendem tanto assim para investir a grana em novas ideias... De utilitários.
Para se ter noção, Chevrolet, Volkswagen e Fiat, as três marcas que mais vendem no Brasil, ofereciam uma gama de carros considerada grande no Brasil em 2012, o ano em que o mercado nacional bateu seu recorde de vendas.
Hoje em dia, esse número caiu consideravelmente - basta olhar nos próprios sites das fabricantes para ver que uma série de modelos bastante conhecidos, como Celta, Sonic, Meriva, Idea, Palio, Punto, Bravo, SpaceFox, Golf (1.0 e 1.4), Fusca e vários outros saíram de linha.
Isso ainda não acabou: muitos carros conhecidos "foram embora" recentemente, "mortos" também pela crise econômica que a pandemia do novo coronavírus instalou no planeta. E acreditamos que você não tenha notado o fim de muitos deles. Por isso, nesse feriado de Finados, que reúne familiares e amigos para relembrar as pessoas queridas que já se foram, listamos cinco modelos que deixaram de ser produzidos no mercado brasileiro.
A perda mais recente do mercado brasileiro foi a do sedã C4 Lounge, da Citroën, que era importado da Argentina. Reestilizado em 2018, o sedã teve as vendas suspensas no país devido aos fracos números de comercialização de janeiro a outubro - segundo a Fenabrave, foram menos de 300 unidades ao longo do ano, sendo que em agosto e setembro os registros foram de menos de 15 emplacamentos por mês.
Apesar do fraco desempenho no período, o carro era bom: tinha motor 1.6 THP (turbo), câmbio automático, bom espaço interno e ótima lista de equipamentos.
"Informamos que o Citroën C4 Lounge continua sendo produzido na Argentina. Em relação a sua comercialização no Brasil, a rede segue com a venda de suas unidades em estoque. Em função da oscilação cambial, a importação de novas unidades do modelo está temporariamente suspensa e a sua retomada levará em conta, entre outros fatores, a evolução do panorama externo", diz a Citroën.
Outra "morte" recente foi a da versão com câmbio automatizado do Fiat Cronos, que era conhecida pelo sobrenome "GSR". Essa partida é ainda mais emblemática porque também "mata" no Brasil a oferta do câmbio automatizado monoembreagem, que foi tão comum em nosso país no começo dessa década.
Último modelo com esse equipamento disponível no Brasil, o Fiat Cronos 1.3 GSR era vendido a R$ 66.690, mas sumiu do site oficial da montadora há algumas semanas. Esse "desaparecimento", no entanto, antecipa as mudanças que o carro deve receber em 2021, quando deve ganhar uma caixa de câmbio do tipo CVT.
O Nissan March foi outro modelo importante do mercado nacional que deixou de ser oferecido em 2020 - enquanto o Versa, seu sedã, seguiu o caminho contrário e acaba de ganhar nova geração. Mas a aposentadoria tem uma espécie de explicação: em até dois anos, a lacuna deixada pelo hatch deverá ser ocupada por um SUV, criado pela Datsun, que aos poucos começa a aparecer em flagras.
Chamado de Magnite, este novo jipinho, uma espécie de crossover, terá como meta conquistar os clientes que ainda não têm poder aquisitivo para assinar o cheque e levar um SUV compacto para a garagem, como o Kicks e outros rivais.
O carro promete estrear no mercado indiano em 2021 e vir ao Brasil e outras praças emergentes até 2022. Serão duas opções de motor de três cilindros, ambas de 1,0 litro: o primeiro naturalmente aspirado, com 72 cv; e o segundo com turbocompressor, com 95 cv.
Mais um sedã que se foi em 2020. Reparou que nessa lista não há - e nem deverá haver - SUVs? Lançado no Brasil em 2011, o Cobalt foi o primeiro projeto da Chevrolet brasileira sobre a plataforma GSV, que também serviria de base por aqui para os modelos Spin, Onix e Prisma (de primeira geração, hoje conhecidos como "Joy").
O sedã ainda recebeu um gás no final de 2015, quando foi reestilizado. Sedã compacto com porte avantajado, foi por alguns anos o queridinho de taxistas, mas perdeu força com a chegada do Onix Plus, sedã mais moderno, bonito e econômico, que tem proposta semelhante e preços mais interessantes. Por conta desse "canibalismo", o Cobalt nos deixou em fevereiro.
O ano de 2020 foi também a temporada que marcou a despedida da perua Weekend, antiga Palio Weekend, da Fiat - a station wagon deixou nosso mercado após 23 anos. Os motivos foram legislatórios. Na prática, o modelo saiu de linha por não atender alguns requisitos de segurança que se tornaram obrigatórios este ano.
Vamos terminar nossa lista de Finados com uma homenagem a esta perua que teve mais de 530 mil unidades vendidas no Brasil. A Fiat tratou a despedida da Weekend, que aconteceu em janeiro deste ano, como "missão cumprida". Para seu lugar, adivinhem o que a marca deve lançar? Se você pensou em SUV, acertou: em 2021 um utilitário feito sobre a base do Argo chega às nossas ruas.



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