Tem até Romero Britto nos 25 anos do Audi RS

Conheça os 6 modelos mais marcantes da divisão esportiva da marca alemã

  1. Home
  2. Notícias
  3. Tem até Romero Britto nos 25 anos do Audi RS
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Há 25 anos o Brasil era tetracampeão mundial de futebol com a seleção e o Plano Real dava os primeiros passos. Essas provavelmente são as notícias que você mais viu relacionadas a 1994 nos últimos dias. Aquele ano, no entanto, também foi importante para a história da indústria automotiva, especialmente para a Audi. Foi quando a marca começou uma tradição: lançou o primeiro modelo RS, sua divisão esportiva, que teve até uma controversa cria do artista brasileiro Romero Britto.

Para comemorar o nascimento da família RS, a marca abriu uma exposição no Audi Fórum em Neckarsulm, na Alemanha. Além dos modelos familiares de produção, são apresentados no total 14 raridades genuínas RS.

Mas quem começou toda essa história em 1994 foi o RS 2 Avant. A station wagon é a responsável por inaugurar o segmento de peruas de alto desempenho. E foi além: provou seu valor em diversas provas automobilísticas e ralis.

CATÁLOGO

Entre elas, também está a versão de competição do TT RS de 2011, que foi desenvolvida com o comprometimento da fábrica em Nürburgring, o veículo RS 5 de turismo da categoria DTM, que foi vencedor na temporada de 2013, além de um protótipo do RS 8 que não entrou em produção. A exposição apresenta também o RS 4 Sedan, o modelo que recebeu a pintura altamente exclusiva do artista pop brasileiro.

VEJA TAMBÉM:

Como nem a equipe do WM1 - nem a maioria dos leitores - tem disponibilidade para ir até a Alemanha para prestigiar, resolvemos separar os 5 modelos mais marcantes dos 25 já lançados com o emblema RS. Confira abaixo:

Audi RS 2 Avant - 1994

 Audi RS 2
Legenda: Audi RS 2

Como já explicamos acima, além de ser o primeiro modelo RS, a perua se tornou um clássico. O motor era um 2.2 turbo de cinco cilindros com 326 cv. A tração já usava o famoso batismo Quattro, em referência à distribuição  nas quatro rodas. O 0 a 100 km/h é feito em 4,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 262 km/h. A perua também foi responsável pelo início da parceria com a Porsche.

Audi RS 4 Avant - 2000

 Audi RS 4
Legenda: Audi RS 4

Demorou seis anos para um novo modelo RS surgir e novamente foi uma perua, desta vez a RS4 Avant. No entanto, diferente da pioneira, essa configuração não teve ajuda da Porsche. O motor foi desenvolvido em parceria com a Cosworth Technology. Tratava-se de um V6 2.7 biturbo com 380 cv e 44,9 kgf.m. Mas não era só isso. O motor em si era uma obra prima da engenharia para aquela época: bloco de ferro fundido e cabeçotes de alumínio com cinco válvulas por cilindro; dois turbocompressores BorgWarner K04 funcionando em paralelo; dois intercoolers; bielas reforçadas; dutos de admissão e escape de maior calibre e calibragem exclusiva no módulo do motor. Para deixar tudo ainda mais divertido, o câmbio era manual de seis marchas.

Audi RS 6 Sedan e Avant - 2002

 Audi RS 6 Avant Plus
Legenda: Audi RS 6 Avant Plus

Dessa vez o intervalo foi menor, mas trouxe uma grande novidade: o primeiro sedã da marca com tratamento RS. Neste caso, o motor era um V8 biturbo de 450 cv. No entanto, como gostamos de uma boa exclusividade, queremos exaltar a série limitada a 999 unidades lançada em 2004. Batizada de RS 6 Plus, o modelo ganhava mais potência, chegando aos 480 cv e 57,1 kgf.m de torque. Precisando de apenas 4,6 segundos para chegar aos 100 km/h e 17,3 s para alcançar os 200 km/h. A velocidade máxima era de 280 km/h. O modelo se destacava também por itens como rodas de 19 polegadas pintadas de grafite e escapamento com abafador menor.

Audi RS 4 Romero Britto - 2007

 Audi RS 4 Romero Britto
Legenda: Audi RS 4 Romero Britto

Uma pausa nas beldades para falar que marcas premium também erram. A Audi resolveu aproveitar o auge da fama do artista brasileiro para personalizar um RS 4 Sedan. A história desse carro é até um pouco controversa - tanto quanto a customização. Algumas fontes dizem que a pintura foi encomendada por uma loja em Miami como forma de chamar a atenção para as últimas unidades do modelo, que estava prestes a ganhar novo visual. Enquanto outros veículos de imprensa apontam que o modelo foi criado sob encomenda da Audi para um leilão com valores destinados à ONG Best Buddias, que promove ações entre pessoas portadoras de deficiência mental. Fato é que não achamos os valores pelos quais o modelo teria sido leiloado. Hoje é uma das atrações da exposição de 25 anos.

Audi TT RS - 2009

 Audi TT RS
Legenda: Audi TT RS

Saltamos no tempo e vamos parar em 2009. Antes do TT RS, a marca já havia lançado as novas gerações do RS 4, sedã e station wagon, além de conversível (2006), e os novos RS 6, mas escolhemos o TT por acreditar que ele nasceu para ser um RS. O modelo foi apresentado em 2009 durante o Salão de Genebra e acompanhava as carrocerias cupê e conversível. Ostentava motor 2.5 de cinco cilindros com 340 cv e 45,9 kgf.m de torque, o câmbio era automatizado de dupla embreagem e sete marchas, a tração, como de costume, era integral. O 0 a 100 km/h, segundo a Audi, era cumprido em 4,3 segundos e a velocidade máxima, de 250 km/h.

Audi RS 6 Avant - 2013

 Audi RS 6 Avant Performance
Legenda: Audi RS 6 Avant Performance

Mais um pulo no tempo e chegamos a 2013. Sem antes mencionar os importantes lançamentos, como RS 5 (cupê e conversível), RS 3 Sportback, nova geração do RS 4 e até mesmo um SUV, o RS Q3. Porém, falaremos novamente da perua. Era o início do movimento downsizing, que ainda nem era batizado, mas a Audi trocou o grandalhão 5.0 V10 por um 4.0 V8 biturbo. O modelo gerava 560 cv, 20 cv a menos que o anterior, só que com um absurdo torque de 71,4 kgf.m. A transmissão era automática de oito marchas e o 0 a 100 km/h cumprido em apenas 3,9 segundos. Vale lembrar que foi nessa geração que o RS mais potente foi feito. Em 2015, a RS 6 Avant ganhou a versão Performance com 605 cv, posto que divide até hoje com o RS 7 Sportback, lançado em 2015.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors