Todos os meses, publicamos aqui no WM1 a lista dos carros mais vendidos no mês anterior, dividida pelas principais categorias: hatch, sedãs, SUVs, picapes e esportivos. Nessas reportagens, baseadas em dados compilados pela Fenabrave, a associação das concessionárias, damos uma pincelada em quais são os líderes no acumulado do ano e, assim, acompanhamos a acirrada disputa das montadoras no mercado nacional.
Hoje, vamos mudar um pouco - até porque já demos os veículos mais emplacados em novembro: vamos mostrar os dez carros mais vendidos em 2021. O levantamento considera o acumulado entre janeiro e novembro, mas dificilmente haverá mudança de posições no ranking quando forem somadas as vendas de dezembro.
A Fiat Strada domina com folga o ranking dos carros mais vendidos do ano. De janeiro a novembro, a picapinha da Fiat somou 100.049 unidades comercializadas, segundo os dados da Fenabrave. E, para 2022, a picape da marca italiana promete se manter na briga pelo título de "mais vendida", ainda mais agora que estreia versões com câmbio automático - as Strada Volcano e Ranch - lançadas no último dia 10 de dezembro.
A medalha de prata no ranking, até aqui, vai para o Fiat Argo. O hatch da marca italiana alcançou 80.135 unidades vendidas em 2021, até novembro. O Argo foi líder absoluto em vendas em três dos 11 meses já decorridos do ano. O hatch ficou no topo do ranking nos meses de outubro, julho e maio.
O Hyundai HB20 encerra o ano na luta para roubar a medalha de prata do Argo - e também o título de hatch mais vendido do ano. O modelo da marca sul-coreana soma 78.529 unidades emplacadas de janeiro e novembro, isto é, pouco menos de 1.500 carros vendidos que o hatch da Fiat. Em 2021, o HB20 foi o carro mais vendido no mês de setembro. O compacto da Hyundai também ganhou destaque no noticiário automotivo por ser considerado o carro mais valorizado após o primeiro ano de uso.
O Jeep Renegade é o SUV mais vendido de 2021 até novembro- e dificilmente perderá esse posto. Além disso, aparece como o quarto carro mais emplacado do ano. Com versões flex e diesel, o SUV compacto emplacou 69.621 unidades. O Jeep Renegade está perto de ganhar uma reestilização, e já teve modelos camuflados flagrados em teste. Uma das principais novidades será a substituição do veterano e.TorQ 1.8 aspirado de 139 cv por um propulsor turbo. Sucesso de vendas, o Renegade alcançou este ano a marca de 450 mil unidades produzidas na planta da Jeep em Goiana (PE).
Além da quinta posição entre os modelos mais vendidos em 2021, a Fiat Toro leva a marca italiana a dobradinha no segmento das picapes - fica atrás apenas da Strada. De janeiro a novembro, foram negociadas 65.754 unidades da picape compacto-média. A nova Fiat Toro foi lançada em abril e trouxe mudanças importantes como atualizações no visual, nova opção de motorização flex e alterações importantes no interior, como a nova central multimídia na vertical em algumas de suas versões.
O Compass faz a dobradinha dos SUVs mais vendidos em 2021 com o irmão menor - o Renegade. Sexto carro mais comercializado entre janeiro e novembro, o Jeep Compass é também o medalha de prata entre os utilitários esportivos. Foram 64.240 unidades vendidas - está a apenas 1,5 mil da Fiat Toro. O modelo da Jeep foi outro que passou por renovação este ano. No fim de abril foi apresentado oficialmente o novo Jeep Compass, com novidades na motorização e no design, principalmente na parte frontal, com para-choques, grade e faróis redesenhados.
Com o Fiat Mobi na sétima posição do ranking dos mais vendidos em 2021, a Stellantis alcança a incrível marca de seis modelos entre os sete mais comercializados do Brasil. Entre janeiro e novembro foram emplacados 63.103 Mobi, de acordo com os números compilados pela Fenabrave. Vale destacar que o subcompacto ganhou como novidade na linha 2022 multimídia com tela de sete polegadas com CarPlay e Android Auto sem fio na versão topo de linha, a Trekking.
Carro mais vendido no país entre 2015 e 2020, o Chevrolet Onix perdeu a coroa este ano devido às dificuldades enfrentadas pela falta de semicondutores no mercado, que prejudicou não só a produção nas unidades da General Motors, como a de várias outras montadoras. Depois de conquistar o topo do ranking em janeiro e fevereiro, o modelo da GM viu seus números caírem. Em novembro, com a volta do ritmo produtivo, o Onix retomou a liderança. Mas o desempenho geral já estava comprometido. O Onix emplacou de janeiro a novembro 62.096 unidades. Agora, em dezembro, resta tentar roubar a sétima posição do Fiat Mobi.
Terceiro entre os SUVs mais emplacados em 2021, o Hyundai Creta ocupa o nono lugar entre os top 10 carros mais vendidos entre janeiro e novembro deste ano. O modelo da marca sul-coreana teve 58.721 unidades comercializadas. Em setembro deste ano foi lançada a segunda geração do Creta. O modelo é construída sobre a mesma plataforma da geração anterior, mas chama a atenção pela nova identidade visual, que arrancou elogios de alguns e críticas de outros.
O veterano da Volkswagen Gol fecha o topo 10 dos carros mais vendidos de 2021. O hatch da marca alemã vendeu 57.899 unidades entre janeiro e novembro, tudo isso no momento em que se discute o futuro do VW Gol no portfólio da montadora. E vale lembrar que o Gol começou sua trajetória em 1980, e é o carro mais vendido nos últimos 10 anos.
Gostou dessa matéria com o ranking dos carros mais vendidos em 2021 no Brasil? Aproveite para conferir outros conteúdos produzidos pela Webmotors e comprar o seu carro novo ou usado. No próprio site da Webmotors, você pode fazer uma simulação do financiamento sem nenhum compromisso e assim, ter as melhores condições de pagamento.