i30 vai disputar as 24 Horas de Nürburgring

Hyundai do hatch de cerca de 260 cv para acelerar o desenvolvimento da versão esportiva do hatch

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Redação WM1
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Imagine um Hyundai i30 disputando as 24 Horas de Nürburgring, uma das provas de resistência mais famosas do planeta? Pois isso vai acontecer em maio, quando a montadora sul-coreana vai colocar dois exemplares de pré-produção do i30 N, o mais recente representante da divisão de performance da Hyundai - cuja versão final será apresentada em setembro, no Salão de Frankfurt, na Alemanha.

 Novo Hyundai i30
Legenda: Novo Hyundai i30
Crédito: Novo Hyundai i30



Na verdade, a presença do i30 N na corrida, com literalmente 24 horas de duração, servirá como parte do desenvolvimento do hatch, que vai concorrer com modelos como Ford Focus ST, Golf GTI e 308 GTI quando chegar ao mercado europeu, em setembro. O esportivo é baseado na terceira geração do i30, apresentada em outubro do ano passado no Salão de Paris (França), e que já está nas concessionárias Hyundai na Europa. No Brasil, a chegada as versões sem o "N" no mome deve acontecer ainda este ano.


Como nas unidades que vão competir em Nürburgring, o i30 N para as ruas vai trazer sob o capô motor 2.0 turbo de quatro cilindros com potência de aproximadamente 260 cv de potência, acoplado à transmissão manual de seis marchas. Para se ter uma ideia, nas demais versões o i30 pode ser equipado com motor 1.0 turbo de 120 cv, 1.4 aspirado de 100 cv, 1.4 turbo de 140 cv e 1.6 turbodiesel, com potência de 95 cv, 110 cv ou 133 cv. A transmissão é manual de seis velocidades ou automatizada de dupla embreagem e sete marchas. A versão N que vai disputar a prova alemã, de acordo com a Hyundai, tem muito poucas alterações na comparação com o veículo que será vendido nas concessionárias. Veja um vídeo do i30 N em testes na neve, ainda bastante camuflado:


Na terceira geração, o i30 ganhou um desenho mais discreto e elegante, com linhas mais suaves na comparação com a segunda geração - seguindo a tendência de design dos modelos recentes da Hyundai. Portanto, esqueça a profusão de vincos e recortes vista no seu antecessor, seguindo um estilo chamado pela Hyundai de "escultura fluida", agora aposentado. O estilo mais racional, na escola das montadoras alemãs, também tomou conta da cabine do hatch.


Essa nova geração usa 53% de aço de alta resistência no chassi, que ficou 22% mais rígido e cerca de 30 kg mais leve.

 

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